Unicentro propõe metodologia diferenciada para Matemática em escolas públicas

Projeto Matemática Coletiva surgiu em 2020 e apresenta recursos didáticos que estimulam o processo de ensino-aprendizagem para professores e alunos da rede estadual de Irati e região

Um projeto desenvolvido na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) propõe uma metodologia diferenciada para o ensino de matemática em escolas públicas. O projeto Matemática Coletiva surgiu em 2020, com o intuito de apresentar recursos didáticos diferenciados que estimulem o processo de ensino-aprendizagem, para professores e alunos da rede estadual de Irati e região.

A coordenadora do projeto, professora Joyce Jaquelinne Caetano, explica que a proposta pretende ampliar a formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e também criar mecanismos para despertar o gosto pela disciplina nos alunos das escolas da educação básica. “Foi necessário produzir o material didático de apoio, fazer com que o material fosse acessado por todos os alunos e, dessa forma, se constituísse também em uma forma de colaborar com os professores de Matemática”, explica.

O projeto atende 140 professores da disciplina que atuam em 55 escolas estaduais, dos nove municípios da região de Irati. Segundo a coordenadora, o intuito é expandir as ações do Matemática Coletiva para englobar, também, as escolas municipais da região.

O projeto Matemática Coletiva surgiu em 2020, com o intuito de apresentar recursos didáticos diferenciados que estimulem o processo de ensino-aprendizagem, para professores e alunos de Matemática da rede estadual de Irati e região. – Foto: Unicentro

ESTRATÉGIAS

Entre as atividades desenvolvidas estão produção de vídeo-aulas e listas com atividades diferenciadas, que irão auxiliar os professores.Outra estratégia foi a utilização da arte, por meio do teatro, para demonstrar recursos que contribuem para a aprendizagem. O objetivo é tornar o ensino da Matemática mais interessante.

A primeira ação de 2021 consistiu na elaboração de quatro peças de teatro online, que estão disponibilizadas para as escolas e professores. A atividade recebeu apoio do Núcleo Regional de Educação de Irati, e foi compartilhada com os estudantes dos programas de Residência Pedagógica e Iniciação à Docência, da área.

A professora Regiane Gomes de Araujo, do Colégio Estadual João XXIII, de Irati, acompanhou toda a intervenção dos estudantes da Unicentro nas aulas de Matemática ministradas na escola. Para ela, as atividades dinâmicas se tornam mais atrativas para o aluno, o que colabora com o desenvolvimento do entusiasmo para a aquisição do conhecimento.

“O projeto foi muito bem aceito por nossos alunos. Eles gostaram muito dos vídeos, das aulas e das atividades propostas. Com a apresentação dos vídeos e tirinhas presentes no projeto Matemática Coletiva, o ensino-aprendizagem ocorre com uma qualidade muito maior”, complementa.

NOVELAS E CONTOS

Para as próximas ações estão previstas novelas e contos, utilizando conceitos matemáticos para o público infantil. A coordenadora do projeto destaca que os estudantes e professores envolvidos têm o cuidado de produzir materiais também para os alunos que não possuem acesso a computador ou internet.

“Para envolver todos os estudantes nas atividades propostas, a equipe adapta a produção para o meio impresso e, com o auxílio das escolas, envia os materiais aos estudantes”, explicou a professora Joyce Jaquelinne Caetano.

“É importante, diante do cenário em que vivemos, usarmos a criatividade para nos reinventar, trabalharmos de forma colaborativa e coletiva, nesses novos espaços de aprendizagem”, enfatiza.

GRUPO

O grupo Matemática Coletiva é formado por 27 alunos do 2º, 3º e 4º ano do curso de Matemática da Unicentro, além de três professores da universidade que atuam na coordenação do projeto. Nos próximos meses, a expectativa é atender toda a Educação Básica (séries iniciais, ensino fundamental e médio) de Irati e região.

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