Últimos dias de inscrição para a seleção do Mestrado em História

Interessados têm até o dia 30 de maio para submeter o projeto de pesquisa para avaliação

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Unicentro está com inscrições abertas para novos alunos de Mestrado. A coordenadora, professora Nadia Guariza, descreve a área de concentração do Programa, que é História e Regiões, e exemplifica alguns temas que podem ser abordados em pesquisas desenvolvidas com esse viés.

“A área de concentração que une investigações sobre narrativas que evidenciam conceitos, usos e significados de regiões e seus elementos constituintes, compreendendo região para muito além do que uma questão de território, mas como, muitas vezes, áreas de conhecimento, regiões de conhecimento, conceitos, identidades e práticas simbólicas. Temos muitos estudos que trabalham com processos criminais de Irati e cidades vizinhas, ligados ao Núcleo de Estudos de História da Violência. Também temos estudos voltados aos povos eslavos e faxinalenses, bem como estudos ligados à área de gênero”.

O PPGH conta com duas linhas de pesquisa – “Espaços de Práticas e Relações de Poder” e “Espaços Simbólicos, Ambiente e Corporeidades”. O programa já teve estudantes para além dos licenciados em História, como jornalistas e cientistas sociais. A professora Nadia destaca algumas vantagens em fazer o Mestrado em História da Unicentro.

“Muitos dos nossos egressos continuaram suas pesquisas em programas de pós-graduação, no doutorado, outros prestaram concurso público. Então, há uma possibilidade, quando você tem o título de mestre, de conseguir ampliar as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho”, afirma.

Para participar da seleção, os interessados devem se inscrever até o dia 30 de maio no site de eventos da Unicentro e anexar no sistema o seu currículo Lattes e o projeto de pesquisa, indicando até três docentes como opções de orientadores. Para efetivar a participação no processo seletivo é necessário gerar boleto bancário no site e pagar a taxa de inscrição. A coordenadora Nadia dá algumas dicas de como elaborar um projeto de pesquisa alinhado com a proposta do Programa de Pós-Graduação em História.

“A primeira etapa é a análise e avaliação do projeto de pesquisa. O modelo do projeto de pesquisa pode ser encontrado na página do PPGH. O importante é mostrar a proximidade do seu tema com a área de concentração História e Regiões e demonstrar que o projeto é factível, principalmente no tocante às fontes que irão embasar a pesquisa histórica”.

Os candidatos também precisam passar por uma entrevista para falar sobre o projeto de pesquisa proposto. Esta etapa da seleção está programada para acontecer entre 28 de junho e dois de julho. O resultado final do processo seletivo de alunos para o PPGH sai no dia seis de julho.

A matrícula está programada para o dia 27 de julho e o início das aulas será no dia dois de agosto. É importante frisar que, para a matrícula, o estudante deverá apresentar um certificado de proficiência em língua estrangeira, que pode ser em inglês, francês, espanhol ou italiano. Mais informações no site www.unicentro.br/ppgh.

error: