Surg monitora itinerário da coleta de resíduos, em Guarapuava

Acompanhamento é feito através de um sistema de rastreador nos caminhões da frota

Com o objetivo de modernizar a coleta de resíduos domiciliares a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) implantou, em março de 2021, um sistema moderno de rastreamento de veículos. São rastreados os itinerários de toda a frota de caminhões durante as atividades de recolhimento.

“É um sistema perfeito que monitora em tempo real o roteiro de coleta em toda a cidade. Um avanço que Guarapuava necessitava, e que era um pedido do prefeito Celso, para modernizar e humanizar a coleta de resíduos domiciliares” afirmou o diretor-presidente da Surg, Halmuth Brandtner.

Além de acompanhar em tempo real a rota dos caminhões, o sistema permite gerenciar a carga, o combustível e o desempenho da frota. Segundo o coordenador da coleta, Félix Kaminski, há também um dispositivo que alerta quando ocorre uma alteração da rota.

“Esse sistema é a alma da coleta. Quando há questionamentos sobre a coleta em determinado endereço, é possível identificar o exato instante em que o caminhão passou, bem como a velocidade em que estava e se parou ou não no local”, explicou.

A ferramenta de última geração permite saber até mesmo quando o caminhão descarrega no aterro, incluindo a velocidade e o peso da carga.

Separação dos resíduos

O coordenador da coleta ainda falou sobre a importância de separar os resíduos que podem ser reciclados.

“Durante as coletas e a descarga desses caminhões no aterro é perceptível que muitos materiais não deveriam estar indo parar lá, pois podem ser reaproveitados, diminuindo o número de resíduos que são descartados”, assegurou.

Secom/Pref. de Guarapuava/Com edição

error: