Secretaria Saúde de Guarapuava divulga balanço sobre a primeira etapa de vacinação contra a Covid-19

A divulgação foi realizada no Centro de Vacinação montado na praça Cândido Xavier, em frente à Prefeitura, e transmitida pelas redes sociais

A Secretaria da Saúde de Guarapuava fez um balanço nesta sexta-feira (22) sobre a primeira etapa de vacinação contra a Covid-19 no município. A divulgação foi realizada no Centro de Vacinação montado na praça Cândido Xavier, em frente à Prefeitura, e transmitida pelas redes sociais.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e coordenadora da Campanha, Chayane Andrade, e o chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Dr. Hiagor Silva, anunciaram o resultado da aplicação volante nos locais de trabalho dos profissionais que atuam na linha de frente de combate à COVID-19, como hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“É com imensa satisfação que nós trazemos essa noticia: 97,3 % das doses do primeiro lote foram aplicadas nesses profissionais. As vacinas são uma esperança para todos, especialmente para quem atende os pacientes infectados e está exposto a um maior risco de contaminação”, enfatizou Chayane.

As 1.616 doses da vacina CoronaVac chegaram à cidade na última terça-feira (19). No entanto, a informação inicial divulgada pela Secretaria de Estado Saúde (SESA) era de que o primeiro lote teria de 1.533 doses. As vacinas adicionais foram direcionadas para os funcionários do Instituto Virmond e profissionais do Pronto Atendimento do Hospital Semmelweis, no distrito de Entre Rios.

“Ainda temos que vacinar os profissionais que contraíram o vírus recentemente, mas tem o direito de receber a vacina preservado, e motoristas que levam nossos pacientes para tratamento em outras cidades”, esclareceu Hiagor.

A coordenação da Campanha Imuniza Guarapuava também apresentou informações do Plano Municipal de Vacinação e esclareceu dúvidas enviadas pela comunidade.

SEQUÊNCIA

O Ministério da Saúde e a SESA, que faz a distribuição das vacinas, ainda não definiram a quantidade de doses do próximo lote destinado ao município e nem quando isso deve ocorrer. Assim que mais vacinas chegarem, a imunização dos profissionais da saúde de Guarapuava, grupo prioritário, continua.

Mesmo durante a campanha de vacinação o alerta é para que a população mantenha os cuidados de prevenção. “Hoje nós divulgamos mais 60 novos casos, totalizando 672 casos ativos. As medidas restritivas estabelecidas continuam vigentes e precisamos respeitá-las, seguindo o mesmo protocolo de prevenção e higiene, como uso de máscaras, distanciamento social e álcool em gel”, finalizou o médico.

Para assistir a live na íntegra, acesse a página da Prefeitura no Facebook.

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.