Rotary Club de Guarapuava Lagoa completa 40 anos

Formado atualmente por 35 profissionais das mais diversas áreas, o clube vem prestando serviços à comunidade ao longo dessas quatro décadas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional

O Rotary Club de Guarapuava Lagoa, pertencente ao Distrito 4640, está em festa. Fundado em 1981, o clube completa 40 anos nesta sexta-feira (5).

Apadrinhado pelo Rotary Club de Guarapuava, o clube teve como primeiro presidente Arival Belo Waigner. Os fundadores foram Jair Kultz, Ivo Rodak, Celso Junior, Wilfredo Castelon, Manoel Gameiro, Luiz Sanquetta, Claudio Braga, Carlos Dipp, Enir A. da Silveira e Fernando Kaminski, empossados pelo então governador Leonardo Kaminski (Distrito 464).

Na época, as reuniões ocorriam no Clube Guaíra. Somente em 1985, mudou-se para a sede da Casa da Amizade, na Rua Visconde de Guarapuava, 517, Centro. 

Formado atualmente por 35 profissionais das mais diversas áreas, o clube vem prestando serviços à comunidade ao longo dessas quatro décadas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional.

Desde a sua fundação, a associação civil sem fins lucrativos, membro do Rotary Internacional, vem estimulando e fomentando o ideal de servir, como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar a oportunidade de servir; o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada; a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

HOJE

Sob o comando do presidente Reinaldo Juliani, o Rotary Lagoa realiza reuniões semanais às terças-feiras, às 20h, na Casa da Amizade, sendo que atualmente estão acontecendo de forma virtual, devido à pandemia do coronavírus. 

“É um privilégio estar presidente nesses 40 anos de clube. O Rotary Lagoa é muito importante para nosso município, pois conta com vários projetos sociais que foram criados ao longo desses anos, como o Pelotão Esperança, desenvolvido em parceria com o 26º GAC e a Promoção Social. Diversas ações já são tradicionais no município, como o Filé na Tábua, Cuidados com o Coração, Costelão Beneficente, Profissional por um dia, Campanha Arrecadação Solidária e a Expoflor”, observa o presidente.

HISTÓRIA

Muitas pessoas passaram pelo Rotary ao longo dessas quatro décadas, dando a sua contribuição e ajudando centenas de instituições do município de Guarapuava e região. A conquista mais recente foi o subsídio global para o Hemocentro Regional. Ao todo, o clube de serviços garantiu a liberação de US$ 32.500,00, cerca de R$ 185,900,00 na cotação atual do dólar rotário, que serão utilizados para a aquisição de equipamentos para o Hemocentro. 

Os recursos são provenientes da aprovação de um subsídio global da Fundação Rotária (sediada nos Estados Unidos), vinculada ao Rotary Internacional. O projeto apresentado pelo Rotary Lagoa foi intitulado Projeto Global para Reequipamento do Hemocentro Regional Guarapuava e contou com apoio de um clube da Índia, além do próprio clube local, cada um responsável pela destinação de parte da verba. 

“Esse é um projeto internacional e específico da Fundação Rotária, portanto de maior dimensão. Com a conquista destes recursos, o clube reafirma sua missão de abrir oportunidades, inspirar e conectar pessoas, proporcionando conhecimento e esperança para a comunidade regional”, ressalta o presidente.

Jair Kultz: fundador do Rotary Lagoa
O Rotary Club de Guarapuava Lagoa tem a honra de contar com a presença e atuação assídua de seu sócio veterano Jair Kultz, um dos fundadores do Rotary Lagoa. Orgulhoso, ele conta que também está completando 40 anos de Rotary. “Sou o único fundador que ainda faz parte do Clube”, destaca.
Kultz atuou como presidente de 1990 a 1991 e de 2009 a 2010. Foi diretor tesoureiro durante 12 anos. “Ocupei todos os cargos que existem no Clube”, revela.
Ele lembra bem de todos os projetos que o clube desenvolveu ao longo dos anos. Foi Jair Kultz também o primeiro membro do clube a receber o título Paul Harris. Isso ocorreu na gestão do presidente Gildo Gorski (1993/1994).

Celso Fracaro: governador
O Rotary Lagoa também conta com a presença e apoio diário em suas ações do governador 2014/2015 Celso Fracaro, que também foi presidente do clube de 2005 a 2006.

“O Rotary Club de Guarapuava Lagoa tem uma missão importante no Distrito e nas ações desenvolvidas para a comunidade de Guarapuava e região. Inúmeros são os projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo Rotary Lagoa ao longo desses 40 anos. Acompanhei várias ações em prol de toda a comunidade guarapuavana, voltadas aos hospitais São Vicente, Santa Tereza e Semmelweis; Apae, Apadevi, SOS, Comunidade Bethania, Albergue Noturno, Acepac, Vidas por Vidas, Pelotão Esperança, além das ações de apoio e combate à paralisia infantil. É, sem dúvida, um clube que faz a diferença”, observa Fracaro.

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.