Representantes de sindicatos reivindicam vacina contra a Covid-19, em Guarapuava

Eles pediram o adiantamento da vacinação dos trabalhadores da área de transporte de passageiros e de cargas

Na tarde desta terça-feira (8), presidentes de três sindicatos de Guarapuava estiveram no gabinete da Prefeitura para solicitar formalmente o adiantamento da vacinação dos trabalhadores da área de transporte de passageiros e de cargas.

O prefeito Celso Góes (Cidadania) explicou como funciona o trâmite e que as determinações da vacinação contra a Covid-19 vêm dos governos estadual e federal, mas que irá repassar a solicitação ao Governo do Estado via protocolo. 

“Nossa intenção é vacinar todas as pessoas o mais rápido possível, mas dependemos da chegada das vacinas. Compreendo e apoio a solicitação desses trabalhadores, totalmente legítima”, disse o prefeito.

O documento, já protocolado, faz referência ao pedido da inclusão desse grupo no adiantamento da vacina, solicitando 1.500 doses para esses trabalhadores. 

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros seriam o 23º grupo prioritário a ser contemplado, e os caminhoneiros o 27º grupo da lista. Atualmente, a vacinação dos grupos prioritários está na 15ª posição.

No entanto, a aplicação da vacina foi adiantada para mais dois grupos: os trabalhadores da educação (estavam na 19º posição) e as forças de segurança e salvamento (estavam na  21º posição). No total, 17 grupos prioritários dos 29 já foram contemplados em Guarapuava. 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Indústrias Metalúrgicos, Mecânicas e Materiais Elétricos de Guarapuava, Luiz Antônio Cionek, também trouxe ao prefeito a proposta de que as empresas doem ao município, cada uma, um cilindro de oxigênio, o próprio sindicato fará a articulação com as empresas. Os representantes destacaram ainda que neste domingo (13), pela manhã, farão uma manifestação pacífica na modalidade de carreata para reforçar a petição ao Governo do Estado.

Estavam presentes na reunião o prefeito Celso Góes; o secretário executivo Daniel Frahm; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Indústrias Metalúrgicos, Mecânicas e Materiais Elétricos de Guarapuava, Luiz Antônio Cionek; o presidente do Sindicato Profissional dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Guarapuava (Sintrar), Valdemar Ribeiro Nascimento; e o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Guarapuava e Região (Setcguar), Carlos Vieira.

Deixe um comentário