PSS para professores tem 20 mil inscritos e prazo acaba na segunda (23)

O número de candidatos já é cinco vezes maior que o número mínimo de vagas que prevê o edital (47/2020) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, de 4 mil professores temporários para 2021. Inscrições encerram às 18 horas de segunda-feira (23)

Faltando três dias para o fim do prazo de inscrições, o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para professores chegou à marca de 20 mil candidatos inscritos, com ampla maioria paranaense, mas com postulantes de todas as regiões do País. As inscrições iniciaram em 11 de novembro e seguem até as 18h de segunda-feira (23) pelo link  https://www.cebraspe.org.br/concursos/seed_pr_20_professor 

O número de inscritos já é cinco vezes maior que o número mínimo de vagas que prevê o edital (47/2020) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, de 4 mil professores temporários para 2021. O número pode ser ampliado.

Neste ano, o processo seletivo tem uma novidade. Será aplicada uma prova de conhecimento da área em que o candidato se inscrever e em que pretende dar aula. A prova de títulos e o tempo de serviço — critérios utilizados em anos anteriores — continuam parte do processo de seleção.

Cada candidato pode se inscrever em apenas um Núcleo Regional de Educação (NRE), escolhendo até dois municípios do núcleo. Na sequência, terá a possibilidade de optar por uma ou duas funções, disciplinas, áreas do conhecimento ou eixos da educação profissional. São ao todo 19 disciplinas e mais de 80 áreas disponíveis para inscrição em 11 diferentes eixos tecnológicos de cursos técnicos.

Para participar, os candidatos devem pagar taxa que varia de R$ 60,00 (para uma disciplina) a R$ 105,00 (para duas disciplinas).

As provas serão aplicadas em 13 de dezembro nas cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação (NRE). No dia da avaliação serão adotadas normas rígidas de prevenção da Covid-19, seguindo protocolo da empresa que organiza a prova, além de determinações da Secretaria de Estado da Saúde.

TÍTULOS

Para facilitar as inscrições, o candidato deverá cadastrar seus documentos em ambiente virtual, que vai permitir anexar os títulos. Esses documentos vão representar até 40 pontos do processo de seleção, valendo diplomas de pós-graduação, como de especialização, mestrado ou doutorado. A prova de títulos vai compreender também o tempo de serviço. Cada ano de magistério vai contar três pontos, com máximo de 21 pontos (dentro dos 40 totais).

O número de questões das provas vai depender da quantidade de disciplinas/eixos tecnológicos selecionados na inscrição. O tempo máximo para realização da prova também vai variar de acordo com as opções selecionadas.

DÚVIDAS

Os candidatos inscritos que têm tempo de serviço da Secretaria Estadual da Educação não precisam colocar período no momento da inscrição, pois ele vai migrar automaticamente do sistema PSS no momento do fechamento da contagem dos pontos de cada candidato.

Somente o tempo de serviço externo (em escolas privadas ou de prefeituras) deve ser indicado no momento da inscrição. Caso o candidato coloque o tempo de serviço de PSS da Seed-PR, estará inserindo uma informação errada e poderá ter sua classificação prejudicada.

Sobre os títulos, deverão ser anexados somente os de especialização, mestrado e doutorado. Os diplomas de Ensino Superior só precisarão ser apresentados quando os candidatos forem convocados posteriormente.

GRUPOS DE RISCO

Parte dos profissionais selecionados substituirá professores do grupo de risco da Covid-19 sem possibilidade de atuar presencialmente. Entretanto, a prova e a seleção estão abertas a todos os profissionais, inclusive aos candidatos do grupo de risco.

A realização da prova seguirá todo um protocolo de segurança aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde. A classificação do profissional do grupo de risco está garantida e será mantida. Ele será chamado assim que acabar a situação emergencial da pandemia.

Deixe um comentário