Paraná estreita parceria com Ministério Público para fortalecer rede de proteção às crianças

Secretaria da Justiça participa na próxima quarta-feira (19) de minicurso promovido pelo MP para promover articulação e acompanhamento da rede de proteção e dos dispositivos de controle social que garantam os direitos das crianças e adolescentes

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por meio do Departamento de Políticas Públicas para Criança e Adolescente, vai participar na próxima quarta-feira (19), às 9h30, do minicurso online “Ministério Público do Estado do Paraná e o diálogo com a Rede de Proteção”, promovido pela Escola Superior e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criança e Adolescente e Educação do Ministério Público do Paraná.

A ação busca promover a articulação e o acompanhamento da rede de proteção e dos dispositivos de controle social pelos órgãos que garantam os direitos das crianças e adolescentes. “As capacitações são fundamentais para estreitar laços e assim fortalecer cada vez mais as redes de proteção social nos municípios”, disse o secretário Ney Leprevost.

Durante a qualificação serão apresentados conceitos de Redes, Redes de Proteção e o papel do Ministério Público na consolidação do trabalho intersetorial entre as políticas de atendimento à criança e adolescente, consolidando um nivelamento conceitual das redes de proteção.

O curso será destinado aos integrantes do MP e comunidade, em especial sociedade civil, gestores, conselheiros de direitos e conselheiros tutelares. A chefe do Departamento de Políticas Públicas para Criança e Adolescente, Angela Mendonça, representará a pasta durante a capacitação.

De acordo com a promotora de Justiça do Ministério Público, Luciana Linero, o minicurso pretende viabilizar um amplo conhecimento dos serviços protetivos à criança e ao adolescente, bem como estimular os municípios ao trabalho em rede, de forma articulada, horizontal e participativa, propiciando o debate das questões mais graves e o encaminhamento compartilhado de ações.

BOAS PRÁTICAS

O evento promove, ainda, o compartilhamento de práticas de atuação de promotores com a rede que se destacam como ações exitosas, transformando desafios em possibilidades, qualificando os resultados obtidos, necessários para garantir a proteção integral às crianças e adolescentes. Os interessados receberão certificado de participação e podem se inscrever por esse LINK.

error: