Mais de 75% das ruas de Guarapuava já contam com lâmpadas de LED

A execução é garantida pela a PPP (Parceria Público-Privada) firmada entre a Prefeitura e a empresa Ilumina Guarapuava

Guarapuava está cada vez mais moderna e iluminada com a instalação das lâmpadas em led. Com isso, mais de 75% do parque de iluminação pública já foi efetivado em 2020. Nesta terça-feira (22) o prefeito Cesar Silvestri Filho realizou a entrega de um trecho da iluminação na Rua XV de Novembro, próximo ao Residencial 2000.

“A PPP da Iluminação Pública é uma das grandes marcas desta gestão que entra para a história da cidade, não somente por modernizar nossas ruas, garantindo mais luminosidade,  segurança para os moradores e economia para os cofres públicos. Demonstramos com ela a eficiência da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, onde todos ganham quando o dinheiro é bem investido, principalmente o cidadão que não foi onerado nesse processo”, declarou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

XV DE NOVEMBRO

Nesta terça-feira (22), o prefeito Cesar Filho fez questão de fazer a entrega da iluminação de trecho da Rua XV de Novembro. 

“A rua foi totalmente revitalizada com recursos federais trazidos meu pai enquanto deputado, Cezar Silvestri, tornando-se um cartão de visitas da cidade com a qualidade e beleza que os moradores merecem. Hoje temos a alegria de fazer a entrega de mais um trecho comemorando a antecipação da meta prevista no contrato de iluminação. Em um ano, a empresa já fez 75% do trabalho que deveria ser realizado até o fim do ano que vem. Isso é resultado da eficiência do projeto”, conclui o prefeito.

A XV de Novembro ganhou postes de iluminação no canteiro central desde a rotatória próximo ao 16º Batalhão da Polícia Militar, até a trincheira de acesso secundário na BR-277.

Além da cidade, a modernização também alcançou os Distritos da Palmeirinha, Entre Rios e Guará.  Com a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio o aumento de luminosidade melhora em 52%. Outras vantagens, estão na maior durabilidade e o baixo custo de manutenção.

Neste mês, completamos um ano da assinatura do contrato e até agora, só estamos colhendo bons resultados desta parceria. Temos uma economia de 67% na conta de energia do município. O serviço de iluminação foi garantido por meio de recursos CIP (Contribuição de Iluminação Pública). Através da economia com os custos da iluminação, sobrou recursos para o município manter as obrigações com a empresa, sem aumentar um real na taxa de contribuição, declarou o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

PRÓXIMAS ETAPAS

As luminárias já levaram mais eficiência na iluminação com menor custo para toda a cidade muito antes do prazo contratual previsto. Segundo o diretor presidente da Ilumina Guarapuava, Rodson Luiz Lopes, para agilizar a instalação, a partir de janeiro, o trabalho será feito por três equipes, duas diurnas e uma noturna, iniciando pelos parques e praças. “Nós vamos fechar os 100% na metade do tempo previsto na contratação. As lâmpadas estão espalhadas por entre bairros e vilas, já para o ano que vem, a proposta é de que elas sejam colocadas nas praças e parques da cidade, visando uma modernização nesses locais”, declarou.

Além desses pontos, a rodoferroviária, o aeroporto e os bairros Conradinho, Colibri e Concórdia devem receber as novas luzes em 2021.

PPP

No dia 12 de dezembro a assinatura do contrato completou um ano, porém, a empresa inciou o trabalho somente em fevereiro deste ano, quando o processo foi finalizado e a ordem de serviço publicada. A primeira missão da equipe foi atender a solicitação dos moradores e fazer a substituição de lâmpadas queimadas (mais de 2 mil pedidos). Em paralelo, iniciou a montagem das luminárias nas principais vias da cidade (XV de Novembro, Manoel Ribas…).

Para este final de ano, a empresa deve trabalhar normalmente, cumprindo recesso apenas durante o Natal e o Ano Novo.

SERVIÇO

A população guarapuavana pode entrar em contato com a Ilumina Guarapuava, de forma gratuita, pelo telefone 0800 600 1428 para solucionar possíveis problemas na iluminação pública.

Para a ligação, o cidadão precisará informar a rua onde está localizado o poste de iluminação. Depois, será necessário que o (a) solicitante informe o CPF e telefone, de forma que a fiscalização possa verificar os serviços realizados. O reparo pode ocorrer em até 48 horas após a ligação.

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.