Guarapuava recebe 1.240 doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19

A Coordenação da Campanha Guarapuava Imunizada vai iniciar a aplicação das vacinas no Centro Municipal de Vacinação contra a Covid-19 já nesta segunda-feira (25)

Um novo lote com 1.240 vacinas contra a Covid-19 chegou a Guarapuava neste domingo (24). As doses fabricadas pelo Laboratório AstraZeneca, na Índia, e distribuídas pelo Ministério da Saúde, foram entregues para equipe da Vigilância Epidemiológica do município no início da tarde.

O prefeito Celso Goes acompanhou esse momento com grande satisfação.

“É mais um dia de vitória. Com essas novas doses vamos conseguir imunizar todos os profissionais da saúde pública de Guarapuava. E dando continuidade a vacinação do grupo prioritário, a imunização segue com funcionários do Instituto Virmond, Hospital São Vicente de Paulo, Hospital Semmewaiss e CAPS III (antigo Hospital Estrela de Belém). Se tivermos doses residuais devemos estender aos profissionais da rede privada de saúde (clínicas e laboratórios)”, afirmou o prefeito durante entrevista.

Nessa segunda etapa, no entanto, os profissionais devem agendar a vacinação. A Coordenação da Campanha Guarapuava Imunizada vai iniciar a aplicação das vacinas no Centro Municipal de Vacinação contra a Covid-19 já nesta segunda-feira (25). O Centro está localizando na Praça Cândido Xavier, em frente a Prefeitura e, segundo a coordenadora da campanha, Chayane Andrade, os primeiros profissionais devem ser imunizados a partir do meio-dia.

“Com a chegada das novas doses vamos conseguir completar o primeiro grupo prioritário estabelecido pelo Plano de Vacinação. Estamos convocando nossos vacinadores para a imunização desse público e pedimos para as instituições que entrem em contato conosco na Vigilância Epidemiológica para o agendamento”, declarou.

Os próximos
Os funcionários das clínicas e laboratórios da rede particular de saúde devem ser os próximos a receberem a vacina, no entanto, devem entrar em contato com o chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica, Hiagor Silva, para realizar o agendamento.

“Também enviaremos um oficio para a rede particular de saúde (clinicas e laboratórios) solicitando o nome dos colaboradores e demais dados para programar a vacinação nos próximos dias (assim que recebermos mais vacinas). Vamos atender aqueles que estiverem com o cadastro atualizado com todos os dados pessoais, além da matrícula e função desempenhada”, explicou o Dr. Hiagor.

Municípios
A Secretaria de Estado da Saúde iniciou distribuição da vacina em Curitiba ainda de madrugada, com chegada à Guarapuava no final da manhã. Durante toda a tarde foram entregues 2.610 doses para os 20 Municípios da 5ª Regional de Saúde. “A equipe trabalhou durante a madrugada e foi buscar as doses em Curitiba para que até as 17h todos os municípios da região estejam com as vacinas”, disse Eliane Harmuch, diretora da 5ª Regional de Saúde.

Nova vacina
O lote recebido por Guarapuava é da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. Cada frasco possui 10 doses. A indicação é para que a segunda dose seja aplicada no público-alvo em 120 dias. Já a Coronavac possui indicação para a segunda dose ser feita entre 14 e 25 dias após a primeira imunização.

Texto/Foto: Prefeitura de Guarapuava/Secom

error: