Guarapuava já realizou mais de 16 mil testes de Covid-19

A coleta ocorre desde março no Ginásio Municipal Joaquim Prestes, separadamente dos outros atendimentos da área de saúde, pelo sistema de drive-thru, quando o paciente não sai do carro

Para diagnosticar os guarapuavanos com suspeita de contaminação com o novo coronavírus, estão sendo realizadas testagens na população que apresenta sintomas ou em  pessoas que tiveram contato com alguém “positivo para Covid”. 

Até esta segunda-feira (21), já foram feitos 16.728 testes pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, destes, 8.302 foram do tipo PCR e 8.426 testes rápidos. 

A coleta ocorre desde  março no Ginásio Municipal Joaquim Prestes, separadamente dos outros atendimentos da área de saúde, pelo sistema de drive-thru, quando o paciente não sai do carro.

“Os testes são fundamentais para atender precocemente os pacientes, possibilitando o isolamento dos casos positivos e o acompanhamento clínico dos mesmos. Dessa forma, fica mais fácil também entender a dinâmica da pandemia em nossa cidade. Todos aqueles que procuram o Call Center ou Unidade de Saúde com sintomas são encaminhados para a realização dos testes. Porém, existe um período indicado para realizar a coleta”, explica o secretário de Saúde, Jonilson Pires.

O RT-PCR é utilizado em quem apresentar sintomas no período de três a sete dias, o diagnóstico é feito a partir da coleta de secreção retirada das cavidades da nasofaringe e a amostra é coletada com um cotonete introduzido no nariz. Posteriormente o material é enviado para o Lacen (Laboratório Central do Estado), e o resultado demora entre quatro e dez dias para chegar, devido a alta demanda de todo o estado. Nesse período o paciente é isolado e acompanhado pelas equipes de Call Center e das Unidades Básicas de Saúde.

Já o teste rápido, que foi aplicado em 8.426 guarapuavanos, é utilizado quando o paciente está com sintomas a mais de oito dias. Para fazer a análise do exame é coletado amostra de sangue, o resultado deste método sai em 15 minutos.

Ambos os testes são agendados pela equipe do Call Center da Covid-19 que atende pelo fone 0800 642 0019.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico desta segunda-feira(21), 4223 pessoas testaram positivo para Covid na cidade, o que corresponde a 2,3% do total da população. Até o momento, Guarapuava registrou 51 óbitos relacionados à doença, destes, 19 foram no mês de dezembro.

error: