Campanha de conscientização sobre o câncer bucal ocorre neste mês nas UBSs, em Guarapuava

O dia D da mobilização será realizado na próxima quinta-feira (11) na praça 9 de dezembro, com avaliações e orientações feitas por profissionais da área

Estão sendo promovidas, durante todo esse mês de novembro, ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava para conscientizar da população sobre o câncer bucal. A campanha denominada “Novembro Vermelho” é feita com o apoio dos alunos de Odontologia da Centro Universitário Guairacá. O dia D da mobilização será realizado na próxima quinta-feira (11) na praça 9 de dezembro, no Centro, com avaliações e orientações feitas por profissionais da área.

A mobilização enfatiza a prevenção, reforçando a importância dos cuidados precoces e de um diagnóstico antecipado de lesões malignas no trato bucal para se evitar complicações. Assim, os pacientes podem ser encaminhados para os tratamentos adequados; para ser atendido nas UBSs não é necessário agendar.

Em 2019, a campanha foi oficializada pelo Governo do Paraná e segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como meta reduzir a incidência de câncer, em cerca de 25% até 2025, por meio da prevenção.

SINAIS

O câncer bucal geralmente apresenta alguns sinais como lesões na cavidade oral ou nos lábios, manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou bochechas, além de nódulos no pescoço e rouquidão persistente. Os grupos de pessoas mais suscetíveis a desenvolver essa doença são aqueles que:

– Fumam

– Foram expostas ao vírus HPV

– Fazem uso de próteses dentárias mal adaptadas

– Apresentam excesso de Gordura Corporal

– Consomem bebidas alcoólicas regularmente

– Se expõem a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, cereais, têxtil e couro, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxicos;

Praticar hábitos saudáveis é o melhor caminho para a prevenção, além de manter uma boa higiene bucal e reduzir ou não consumir bebidas alcoólicas e cigarro. A indicação também é consultar com um dentista ao menos uma vez por ano.

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.