Campanha beneficente estimula doação de sangue em Guarapuava

A iniciativa dos sócios proprietários da Água do Monge inicia nesta segunda-feira (14) e beneficiará o Hemocentro Regional de Guarapuava

Todo mundo que já doou sangue sabe da importância de ajudar pessoas que estão com a saúde debilitada. É o caso da Larissa Vier, que faz parte do grupo de quatro empresários sócios proprietários da cervejaria Água do Monge. 

Para eles, é importante contribuir com o banco do Hemocentro Regional de Guarapuava regularmente. Pensando nisso, a cervejaria guarapuavana Água do Monge iniciará na próxima segunda-feira (14) a Campanha “Não beba. Doe”, uma iniciativa voluntária que estimula a doação de sangue.

“Sabemos que em 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e pensamos porque não aliar algo que vemos como de muita importância para saúde de Guarapuava com um estímulo gostoso e acessível”, conta Larissa Vier.

Assim, a cervejaria, que no dia 12 de junho também comemora um ano desde a sua abertura, decidiu unir o útil ao agradável e realizar uma ação engrandecedora para a cidade.

“Funcionará assim: entre os dias 14 a 25 de junho, qualquer pessoa que fizer a doação no Hemocentro receberá uma TAG, ou seja, um vale para retirar uma lata de nossas cervejas artesanais. O local de retirada é o Superpão da Saldanha, um grande parceiro que também apoia a causa”, diz a empresária.

Para quem sempre teve o hábito de doar sangue, já era natural o deslocamento até o Hemocentro. Hoje, com a pandemia da Covid-19, os bancos de sangue em todo país ficaram desfalcados e não faltam pedidos de instituições de saúde para estimular a doação. Como relata Fernando José Guiné, diretor do Hemocentro Regional de Guarapuava.

“Desde o início da pandemia, a média de doadores vem sendo constante. Foram implementadas ações que proporcionaram segurança sanitária aos doadores e aos servidores, entre as quais: doação somente com pré-agendamento, distanciamento, reforço na utilização de equipamentos de proteção individual, exigência do uso de máscara e disponibilização de álcool em gel”, afirma Guiné.

De acordo com o diretor, o Hemocentro de Guarapuava necessita de todos os tipos de sangue e, para isso, alguns critérios foram adotados para assegurar a saúde dos doadores, como o agendamento por telefone. Mesmo assim, campanhas e ações de conscientização e informação são as ferramentas mais eficazes para manter o banco estável. 

“Fomos procurados pelos proprietários da Água do Monge, que também são doadores de sangue, com a proposta inusitada de distribuir cervejas para aqueles que viessem fazer sua doação,  para desenvolvermos uma ação em conjunto”, descreve.

E o curioso nome da campanha acompanha a ideia dos empresários, já que nas 24h que antecedem a doação de sangue não é permitido consumir nenhuma bebida alcoólica. “O líquido mais precioso do mundo corre nas veias das pessoas e poder ajudar o próximo com sangue é doar vida, esperança e amor” pontua a empresária.

Além disso, o diretor do Hemocentro elenca outros critérios e orientações:

Pessoas que podem doar: idade entre 16 e 60 anos (menor de idade deve estar acompanhado do responsável legal); pesar no mínimo 51 quilos e estar em boas condições de saúde.

No dia da doação: é necessário apresentar documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação; estar descansado, alimentado e hidratado; evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

IMPORTÂNCIA

Para o Hemocentro, a ação beneficente encabeçada pela cervejaria Água do Monge é de extrema importância em uma época difícil para toda população. “Ficamos muito felizes cada vez que surge uma nova parceria. Elas são estratégicas para nos auxiliar na conscientização da comunidade quanto à importância da doação voluntária de sangue e os seus efeitos na preservação da vida”, afirma.

Para os idealizadores da cervejaria artesanal, a ação é uma forma de dar esperança para aqueles que tanto precisam em um momento tão delicado como a pandemia. 

“Uma ação simples para o doador é a esperança de muitos, essa é a nossa maior motivação. Além disso, esperamos que a lata de cerveja doada esteja nos melhores momentos da família do doador, que logo poderá estar reunido em momentos únicos”, finaliza Larissa Vier.

SERVIÇO

Endereço Hemocentro: Rua Afonso Botelho, 134 – Trianon, Guarapuava – PR, com funcionamento de segunda a sexta feira, das 8h às 16h

Agendamentos: (42) 3622-2819 

Troca: As TAGs poderão ser trocadas no Superpão da Saldanha Marinho, de segunda a sábado, das 08h às 20h, até o dia 26 de junho, em frente aos caixas.

Duração da Campanha: Entre os dias 14 e 25 de junho de 2021

error: