Call Center segue com atendimento durante os próximos feriados

No entanto, o horário nos dias 24 (hoje) e 25 (amanhã) será até as 21h, o mesmo deve ocorrer nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

O serviço de atendimento aos pacientes infectados com o novo coronavírus do Call Center manterá o acompanhamento ininterrupto, de segunda a segunda, mesmo durante os feriados do Natal e Ano-novo.

No entanto, o horário nos dias 24 (hoje) e 25 (amanhã) será até as 21h, o mesmo deve ocorrer nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Nos demais dias, o atendimento pelo 0800 642 0019 segue das 8h da manhã às 23h.

Durante o mês de Dezembro, o serviço foi ampliado com dez novas linhas devido a maior demanda de pacientes infectados. Um sistema de atendimento eletrônico também deu agilidade para o atendimento ao direcionar as ligações conforme a necessidade, como por exemplo, a de receber acompanhamento psicológico.

“Durante a pandemia, triplicamos o nosso atendimento. Ao todo, são trinta profissionais na equipe que trabalham todos os dias da semana para atender a população com orientações, marcação de testes e acompanhamento dos casos. Nossas equipes estão preparadas para continuar esse trabalho mesmo durante as festas de final de ano, seja no Call Center, seja na realização dos testes pelo sistema drive-thru”, explicou a Diretora de Planejamento Estratégico do SUS, Mônica Tavares.

Segundo o último boletim epidemiológico desta quarta-feira (23), Guarapuava tem atualmente 672 casos ativos. A equipe faz o acompanhamento diário de quem teve o diagnóstico positivo para Covid-19 e esse contato é essencial para saber como está a evolução da doença depois do aparecimento dos primeiros sintomas.

“É importante que, ao aparecer os primeiros sintomas parecidos com uma gripe, pessoa fique atenta e mantenha todos os cuidados preventivos de distanciamento, higiene e não compartilhamento de objetos, se isolar, e entrar em contato com o Call Center para ser acompanhado pelos profissionais. Muitas vezes o paciente infectado insiste em trabalhar e manter a rotina colocando em risco a vida de outras pessoas por medo de ficar isolado”, explicou enfermeira Denise de Oliveira, responsável pelo Call Center.

PRECAUÇÃO

Com as festas de final de ano, reuniões familiares e viagens, a propagação do vírus deve ser maior. Por isso, as equipes já se preparam para um considerável aumento na procura no mês de Janeiro. 

A Secretaria de Saúde considera que, infelizmente, muitas pessoas esquecem da responsabilidade consigo e com os outros. “Ainda não é o momento de relaxar no combate. Com as medidas mais restritivas, a média de novos casos diários começou a baixar, mas se nos descuidarmos, os números podem subir vertiginosamente e isso não só impacta nas vagas leitos de UTI exclusivos para a Covid-19, como também nos leitos de UTI para atendimento de pacientes com outras doenças ou vítimas de acidentes, por exemplo”, declarou o secretário de Saúde Jonílson Pires.

Segundo dados divulgados pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (23), no Painel de Controle do Coronavírus no Paraná,  o Hospital Regional de Guarapuava atingiu  novamente 100% de ocupação dos leitos de UTI, ou seja 25 no total, e 41,67% das vagas de enfermaria ocupadas. Lembrando que o HRG recebe pacientes de toda região (população de quase 500 mil habitantes), além de outras cidades do Estado.

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