Alergia à poeira doméstica

Apesar de existirem muitos componentes na poeira doméstica que podem causar alergia, o principal é o ácaro da poeira

A alergia à poeira doméstica é causa importante de sintomas alérgicos respiratórios, principalmente de asma brônquica e rinite alérgica. Pode-se diminuir ou eliminar estes sintomas, diminuindo a exposição ao pó.

Apesar de existirem muitos componentes na poeira doméstica que podem causar alergia, o principal é o ácaro da poeira. É uma criatura semelhante a um inseto microscópico, que se encontra dentro das casas. Vive principalmente nos colchões, nos tapetes e móveis estofados, e prolifera em condições úmidas e quentes. Alimenta-se de epitélio e escamas de pele humana.

Partículas de excreção produzidas pelos ácaros representam as substâncias alergênicas principais na poeira doméstica e causam manifestações nas pessoas alérgicas. Estas partículas continuam a causar sintomas alérgicos, mesmo após a morte do ácaro que as produziu.

ÁCAROS
A maior fonte de exposição a ácaros da poeira doméstica é representada pelos colchões no quarto de dormir, porque proporcionam as melhores condições de temperatura, umidade e alimento para o seu crescimento.

Também são encontrados em travesseiros, cobertores, carpetes, tapetes, móveis estofados, cortinas e outros tecidos. As fêmeas do ácaro depositam 25 a 30 ovos, produzindo-se uma nova geração a cada 3 semanas. Assim é fácil compreender porque os colchões contêm um número tão grande de ácaros vivos e mortos.

Os esterilizadores de ar são eficazes contra mofo, ácaros, fungos, maus cheiros e excesso de umidade.

CONTROLE
Estudos científicos em pacientes alérgicos à poeira e aos ácaros da poeira doméstica demonstraram que medidas rigorosas ambientais, visando à eliminação da poeira doméstica do dormitório, determinam redução significativa da sintomatologia alérgica e da necessidade de medicação sintomática.

Especial atenção deve ser dispensada aos cuidados do dormitório, uma vez que as pessoas permanecem ali um terço ou mais de cada 24h e porque é o ambiente com maior número de ácaros. Os colchões e travesseiros de todas as camas devem ser forrados por capa impermeável.

***********Texto: Assessoria/Ictus/Stermix

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.