Polícia Civil emite mais de 49 mil RGs em sistema online no 1º quadrimestre

O número é equivalente a 46,9% do número total de emissões, que foi de 105.439 documentos, e mostra a receptividade dos paranaenses em relação ao projeto pioneiro no Brasil

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) emitiu 49.512 carteiras de identidade através da 2ª Via Fácil, integralmente pela internet, no primeiro quadrimestre de 2021. O número é equivalente a 46,9% do número total de emissões, que foi de 105.439 documentos, e mostra a receptividade dos paranaenses em relação ao projeto pioneiro no Brasil. ​​

Para o diretor do Instituto de Identificação, Marcus Vinícius Michelotto, o sucesso da 2ª Via Fácil demonstra que a população paranaense se adaptou à modernidade. “Os números mostram que os paranaenses abraçaram o avanço tecnológico e estão procurando cada vez mais o serviço remoto”, afirmou. 

Além das identidades solicitadas remotamente, a Polícia Civil emitiu 55.927 documentos presencialmente. Devido à pandemia da Covid-19, o atendimento presencial está sendo feito apenas para situações emergenciais, permitindo que o cidadão que não tenha urgência possa solicitar através da internet, ficando em casa.

PROJETO PIONEIRO

O sistema da 2ª Via Fácil é o primeiro do país e, por enquanto, o Paraná é o único estado a permitir solicitação online da segunda via do RG com alteração da foto.  

O projeto está servindo de modelo para estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. “O sucesso faz o Paraná estar à frente de todos os outros estados da federação, oferecendo essa modernidade a população”, disse Michelotto.  

SISTEMA

A ferramenta permite que o usuário faça a atualização remota da foto no RG pelo celular ou computador, oferecendo agilidade, economia e facilidade ao cidadão. Além da segurança, com relação à prevenção da Covid-19.

A 2ª Via Fácil foi desenvolvida pela PCPR e pela Celepar. O cidadão pode acessar o sistema pelo endereço www.policiacivil.pr.gov.br > serviços da PCPR > Carteira de Identidade > agendamento > 2ª Via Fácil.

error: