Obra da nova sede do 12° Grupamento de Bombeiros é autorizada

A obra da nova sede do 12ª GB de Guarapuava está orçada em pouco mais de R$ 5,6 milhões e a proposta é que a construção seja realizada com os recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros

Foram entregues nesta quinta-feira (17), na Prefeitura de Guarapuava, novas viaturas e a autorização para a construção da nova sede do 12° Grupamento de Bombeiros (GB).

A nova sede do 12° GB de Guarapuava está orçada em pouco mais de R$ 5,6 milhões e a proposta é de que a construção seja realizada com os recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).

De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, os recursos do Funrebom vêm sendo preservados e assegurados nos últimos anos para viabilizar a obra.

“Sendo uma construção custeada com os recursos do município, que foram guardados e que permitem que a Prefeitura faça essa parceria com o Corpo de Bombeiros, dando uma estrutura melhor para eles”, disse Cesar Filho.

VIATURAS
Também foram entregues duas ambulâncias aos Bombeiros e um autotransporte coletivo, obtido com recurso estadual.

Para o comandante do 12° GB, major José Adriano Spak, o evento é histórico e a nova sede é uma necessidade pelo fato de o quartel ter sido construído no ano de 1959, tendo apenas uma revitalização de alvenaria nos anos 80. “Além de ser um sonho, além de colocar a estrutura física do Corpo de Bombeiros a altura da cidade, também é uma necessidade”, contou Spak.

Em Guarapuava, os bombeiros estão instalados no mesmo local desde o início das atividades na cidade. Na avaliação do major, é preciso suprir carências como a acessibilidade.

“O nosso quartel hoje tem uma dificuldade em cumprir a norma de acessibilidade, além de instalações apropriadas para o efetivo feminino, coisa que não tínhamos antes e hoje é uma realidade, aliada a toda a demanda administrativa”, afirmou.

Portanto, a nova sede poderá prover um espaço de trabalho de mais qualidade aos agentes e, consequentemente, um melhor atendimento a toda a população atendida pela equipe.

ATENDIMENTO
A unidade do 12° Grupamento de Bombeiros atende e é responsável por 20 municípios da região. Na “terra do lobo bravo” há duas unidades: o Quartel Central e o Posto Primavera.

Além disso, a equipe presta serviços em Pitanga e Laranjeiras do Sul, aliada à Brigada Comunitária existente em Pinhão e Candói.

O comandante reafirma que, em Guarapuava, o foco principal é o combate aos incêndios. Dessa forma, o grupamento presta todo o atendimento emergencial necessário, buscando primeiramente prevenir o início de ocorrências de focos de incêndios.

Autoridades marcaram presença, caso do prefeito eleito Celso Góes (da esq. para dir., o segundo), a deputada Cristina Silvestri e o prefeito Cesar Filho (Foto: Samilli Penteado/Correio)

PANDEMIA
Em meio à pandemia da Covid-19, o 12° GB implantou alguns protocolos de cuidados contra a infecção do coronavírus. Mesmo assim, alguns agentes testaram positivo para a doença.

“Foi um momento preocupante, pela saúde dos bombeiros e principalmente por sermos um agente que leva o socorro, então não poderíamos levar a doença”, explicou o major.

Ainda assim, José Adriano afirma que todos os protocolos continuam a ser cumpridos, buscando evitar novos contágios.

PRESENÇA

Participaram do evento o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, o tenente-coronel Antônio Schinda, o comandante do 12° GB, major José Adriano Spak, a deputada Cristina Silvestri e o prefeito eleito Celso Góes.

**********Reportagem e foto: Samilli Penteado, especial para CORREIO

error: