Sesa reavalia caso e atesta primeiro óbito por covid-19 em Santa Maria do Oeste
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a decisão da pasta estadual ocorreu após uma investigação no prontuário de uma paciente que veio a óbito há cerca de 30 dias
Após uma reavaliação no prontuário de uma paciente de Santa Maria do Oeste, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a primeira morte por covid-19 no município.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, a paciente foi a óbito há cerca de 30 dias, inicialmente por outras patologias.
Ela estava internada no Hospital Regional de Ivaiporã, referência no tratamento de covid-19 na 22º Regional de Saúde (RS), da qual Santa Maria faz parte.
Após a morte, foram realizados o teste de swab nasal (RT-PCR) e um rápido, seguindo os protocolos para pacientes internado em unidades que atendem pacientes vítimas do novo coronavírus. O PRC atestou negativo no primeiro, porém, o rápido apontou a presença de anticorpos para a doença.
Ao CORREIO, a pasta municipal informou que, devido ao fato dela ter tido contato com pessoas que testaram positivo, apresentar sintomas e pelo resultado positivo no teste rápido, a Sesa concluiu que se tratava de covid-19.
Devido à decisão a nível central de atestar a morte, o município incluiu em seu boletim diário. Até o momento, 11 moradores testaram positivo para a doença.