Surto de diarreia já atinge mais de 760 pessoas em Pinhão

Em nota publicada nesta quinta-feira (21), a administração municipal orienta que as pessoas que tiverem sintomas gastrointestinais devem ir ao Centro Municipal de Saúde

Desde o último domingo (17), o município de Pinhão vem registrando uma série de relatos de pessoas com sintomas de doenças diarreicas agudas.

O titular da pasta de Saúde, Ivonei Oliveira Lima, considera que o problema pode ter relação com a água, mas ressalta que ainda não é possível afirmar isso, porque há outros fatores estão sendo investigados.

Segundo Ivonei, amostras da água foram coletadas, assim como a realização de exames nos pacientes que apresentaram sintomas.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está prestando apoio nas ações da administração visando identificar o que está causando o surto.

De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (21), já são 764 moradores que tiveram algum tipo de sinal de diarreia.

A orientação é que todos que apresentarem sintomas gastrointestinais, sem sinais gripais, se dirijam ao Centro Municipal de Saúde, onde receberão atendimento.

Também é possível solicitar informações pelo número (42) 9 8403-0800.

REPÚDIO
Em nota oficial divulgada nesta quinta, a Prefeitura de Pinhão também repudiou as informações falsas referentes ao surto que ganharam destaque em redes sociais.

A administração esclarece que não há “rodízio de pessoas” e que todos os decretos municipais são publicados no Portal da Transparência do município.

“Em relação aos boletins da covid-19 e do surto diarreico que atualmente acomete a população, estas informações são exclusivamente publicadas no Facebook”, diz na nota.