Sede do destacamento da Polícia Militar de Entre Rios é inaugurada

A nova base da PM irá atender as cinco colônias do distrito – Samambaia, Jordãozinho, Vitória, Cachoeira e Socorro -, que contam com mais de 10 mil habitantes

O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., inaugurou na tarde desta segunda-feira (11) a sede do destacamento da Polícia Militar (PM) na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava.

A obra custou cerca de R$ 438 mil e começou em fevereiro de 2020. De acordo com Ratinho Jr., essa é mais uma das muitas ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo no Estado.

“Nós estamos buscando modernizar a Polícia Militar do Estado do Paraná, e a Secretaria de Segurança Pública tem feito todo esse planejamento, tanto para a PM quanto para a Polícia Civil”, conta o governador.

O terreno para a construção foi doado inicialmente pela Cooperativa Agrária à Prefeitura de Guarapuava, em 2001, e, posteriormente, em 2004, cedido ao Estado. Desde 1977 a PM atende o distrito.

“Entre Rios é um distrito de Guarapuava, uma cidade muito importante para o Paraná, que tem mais habitantes que muitas cidades do estado. Há muitas décadas as famílias daqui queriam um destacamento próprio”, destaca o governador. 

A nova base da PM irá atender as cinco colônias do distrito – Samambaia, Jordãozinho, Vitória, Cachoeira e Socorro -, que contam com mais de 10 mil habitantes. A unidade terá dois policiais militares que trabalharão em troca de escala a cada 24h.

O governador do Paraná salienta ainda que, a partir de agora, os moradores do distrito terão uma segurança mais efetiva, já que a sede traz uma maior comodidade aos agentes.

“Agora, aqui, a população estará mais segura, justamente por ter uma cobertura mais próxima da Polícia Militar. E foi através do comandante-geral que nós conseguimos fazer esse planejamento e a construção de uma sede própria aqui para o distrito de Entre Rios”, completa.

O prefeito Celso Goes agradeceu ao governador pelos investimentos recebidos pela cidade nos últimos anos e destacou a contribuição da Cooperativa Agrária para o desenvolvimento do município.

“A Cooperativa Agrária tem sido uma enorme parceira do poder público em diversas áreas. A cerimônia de hoje é um reconhecimento por sua grande atuação e seu papel no desenvolvimento econômico, histórico e social da região. Também merece destaque a atuação do coronel Péricles que não mediu esforços em prol das melhorias na comunidade e fez questão de estar aqui participando desse momento tão especial. Parabéns Entre Rios por consolidar essa grande luta com uma obra que beneficiará a todos”, declarou.

INVESTIMENTO

O secretário estadual de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, reitera que, além da nova sede de Entre Rios, o governo entregará mais 100 obras semelhantes em todo o Paraná. 

“A Secretaria está abrindo as portas em várias forças, Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, sistema prisional, entre outras, em obras que ajudam a melhorar a qualidade das pessoas que ali trabalham”, ressalta.

O secretário lembra também que tudo foi possível graças à união entre os deputados estaduais Artagão Jr. e Cristina Silvestri, a pasta estadual, a PM e o Executivo.

Foto: Lucas Herdt

“Unindo todas as forças, nós conseguimos fazer todos os planejamentos e, a partir de 2021, estamos começando a inaugurar os frutos dos trabalhos do ano passado. Está aí todo o trabalho de ter colocado no papel e conseguido desenvolver o projeto”, explica.  

IMPORTÂNCIA

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, afirma que a sede do destacamento demonstra a sensibilidade do governador, e do seu próprio governo, em relação ao agronegócio, por conta da importância de Entre Rios para a agricultura e pecuária.

“Nesse contexto de grande produtividade dessa localidade, não é só uma inauguração de um prédio, é toda uma ação de uma segurança pública em torno da patrulha rural. Por conta das fazendas, havia antigamente muitos furtos de gado e outros roubos aqui. E com a presença da PM, isso diminuiu muito e agora, com a sede própria, isso melhora mais ainda”, salienta. 

Em 2018, a obra foi licitada e o contrato assinado. O coronel destaca que não só a população terá mais policiais presentes, mas os próprios agentes trabalharão melhor. 

“Com esse destacamento, agora, o trabalho dos policiais se dignifica mais ainda. Aqui eles podem ter seus momentos de descanso, fazer suas refeições e questões administrativas, como os termos circunstanciados, tranquilamente”, reitera.

CONQUISTA

Entre idas e vindas do projeto de construção de uma sede da PM em Entre Rios, foram cerca de 20 anos. O comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Cristiano Cubas, recorda do esforço para que a obra fosse feita.

“Esse destacamento é uma conquista, pois ficamos mais de 20 anos lutando para que ele fosse feito. É uma conquista para a região e um reconhecimento com todos daqui do distrito que agora têm uma segurança mais efetiva”, lembra. 

O major esclarece que a nova unidade policial do município tem um amplo espaço e irá atender tanto os moradores da localidade urbana quanto da rural.

“Esse prédio tem uma comodidade muito grande. Tem a sala do comandante, da recepção, a sala de atendimento de ocorrência, e alojamentos, tanto masculino como feminino também. Ou seja, é uma obra bem feita e vai atender melhor a todos”, finaliza.

****Lucas Herdt, com Secom

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.