Pitanga contará com complexo religioso para oração e contemplação

Os Caminhos de Oração trazem uma ligação entre a natureza e a implantação de espaços contendo elementos ligados à fé católica

O município de Pitanga contará com um complexo religioso que irá ajudar no desenvolvimento do turismo religioso local.

Os Caminhos de Oração são um projeto de responsabilidade da Casa de Formação Cristã São José Freinademetz e tem cerca de 30 mil m².

A arquiteta e urbanista Nara Dequêch Teigão é responsável pela instituição católica e foi a idealizadora do complexo. Ela conta que recebeu apoio do pároco da Paróquia Sant’Ana, Gilson José Dembinski, e dos demais integrantes da equipe de coordenação da Casa.

“O objetivo é disponibilizar para a comunidade católica um complexo religioso constituído de espaços destinados à oração e à contemplação. Essa estrutura contribuirá para incentivar o turismo religioso local”, explica.

A arquiteta afirma que a ideia é oferecer mais alternativas para uso da Casa de Formação Cristã São José Freinademetz. “O projeto consiste no aproveitamento do potencial natural existente no terreno, buscando sua valorização, preservação e recuperação, com a implantação de espaços contendo elementos ligados à fé católica”, destaca.

Os Caminhos de Oração estão sendo implantados por meio de doações da comunidade e trabalho voluntário.

ESPAÇOS
O espaço possui 16 locais distribuídos dentro de um circuito. Nara salienta que já estão disponíveis para visitação três pontos: o Caminho do Rosário, o Recanto dos Santos e a Galeria das Fitas.

“Os demais espaços planejados, são: Caminho da Cruz (com a Via Crucis e a Via Lucis), Jardim do Rosário, Campo da Fé, Galeria de Nossa Senhora, Galeria de São José, Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Espaço Infantil, Estante da Bíblia, Doze Apóstolos, Sete Sacramentos, Sete Virtudes, Dez Mandamentos e Os Três Anjos”, reitera.

PERSPECTIVA
A arquiteta e urbanista vê ainda que o futuro do projeto é grandioso e tem um potencial de crescimento muito bom, e deverá receber muitos peregrinos.

“O projeto estará sendo implantado à medida em que as doações forem possibilitando os investimentos para execução dos espaços planejados e de estrutura para atender aos peregrinos”, finaliza.

SERVIÇO
Os Caminhos de Oração estão situados no terreno da Casa de Formação Cristã São José Freinademetz, na rua Francisco Berardi.

Atualmente, o local está aberto à visitação aos domingos, sem custo. Qualquer informação pode ser obtida na secretaria da Paróquia Sant’Ana de Pitanga, pelo telefone (42) 3646-1242.

error: