Museu Histórico Municipal de Pinhão está sendo reorganizado em novo espaço

O acervo estava divido em dois locais e agora, estará instalado ao lado da secretaria municipal de Esportes

O Museu Histórico Municipal de Pinhão, que estava dividido em dois locais, está sendo reorganizado em um único espaço, ao lado da Secretaria Municipal de Esportes.

Antes, o acervo ficava em uma sala da secretaria e em duas casas cedidas pela empresa Copel, na localidade de Faxinal do Céu.

O Museu Histórico Municipal de Pinhão conta com diversas peças doadas pelos moradores locais. São utensílios de cozinha, aparelhos eletrônicos, máquinas de escrever, mimeógrafos, rádios, aparelhos de TV, toca discos e vitrolas. 

Quadros de vários tamanhos, peças em ferro, grande quantidade de fotos, peças e utensílios campeiros, artes indígenas, peças em porcelana, mobiliários do início da administração municipal e de algumas empresas locais, também fazem parte do acervo. O Museu tem ainda um acervo bibliográfico, com coletâneas diversas. 

Assessoria/Prefeitura de Pinhão

Iniciados no ano de 2005 e atualmente conta com dois funcionários, o principal objetivo do Museu é preservar, conservar e expor seu acervo histórico, desenvolver o conhecimento e as práticas sociais que devem estar colocadas a serviço da sociedade e das comunidades locais. 

O acervo também permite analisar os tipos de fontes históricas, como instrumentos para conhecer o passado e entender o presente, concebendo-se também a realização, enquanto espaço, do fazer pedagógico.

O Museu Histórico Municipal de Pinhão está aberto à visitação, tomando todos os cuidados necessários à saúde em relação ao Covid–19, conforme orientações da secretaria municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, durante o período de pandemia.

****Assessoria/Com edição****

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.