Municípios da região já começaram a vacinação contra a Covid-19

O CORREIO conversou com secretários de Saúde de Palmital, Laranjal, Santa Maria do Oeste e Boa Ventura de São Roque sobre o processo de imunização

O CORREIO conversou com secretários de Saúde de Palmital, Laranjal, Santa Maria do Oeste e Boa Ventura de São Roque sobre o processo de imunização

A campanha de imunização contra a Covid-19 já teve início em diversos municípios do Paraná. Guarapuava, que é sede da 5ª Regional de Saúde, recebeu a vacina na tarde desta quarta-feira (20) e no mesmo dia aplicou em três profissionais de saúde que atendem na linha de frente no combate à doença.

Cidades da região também iniciaram a imunização de médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam diretamente em contato com quem contraiu o vírus.

O CORREIO conversou com secretários de Saúde de quatro municípios da região para saber a quantidade de doses recebidas e como será a distribuição, já que o número de vacinas disponibilizado é menor que o de pessoas que trabalham em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

PALMITAL

De acordo com a secretária Cheila Pecheka Ribeiro de Jesus, Palmital recebeu 59 doses da Coronavac. 

“Não cobre todos os nossos profissionais da Secretaria de Saúde, mas nós vamos iniciar a vacinação hoje [20 de janeiro] e, a princípio, pelos profissionais que estão na linha de frente de atendimento dos pacientes suspeitos e confirmados de Covid”, afirmou. 

BOA VENTURA DE SÃO ROQUE

Uma equipe da pasta de Saúde esteve em Guarapuava na tarde desta terça-feira (19) para retirar as 31 doses destinadas a Boa Ventura. 

Segundo o responsável pela Saúde, Vanderlei Honorio da Silva, foi necessário adotar um critério de aplicação devido às poucas unidades. 

“A gente vai ter que remanejar para o pessoal que atende diretamente a parte da Covid, e para os profissionais que irão vacinar”, explicou.

A primeira vacinada foi a auxiliar de enfermagem Rosmery Aparecida Dalzotto Golden. Outra enfermeira e uma técnica de enfermagem também receberam a primeira dose na noite de ontem, quando a vacina chegou ao município. Demais profissionais serão vacinados a partir desta quarta-feira (20). 

LARANJAL

O prefeito de Laranjal, João Elinton Dutra, esteve no aeroporto de Guarapuava junto a demais prefeitos da região para buscar as vacinas destinadas ao município. 

Em contato com a secretária de Saúde, Tatiane Brey, nesta quarta-feira, ela confirmou à reportagem que a cidade recebeu 30 doses.

O prefeito de Laranjal, João Elinton Dutra recebeu as doses destinadas ao município no aeroporto de Guarapuava – Foto: Pref. de Laranjal

SANTA MARIA DO OESTE

A cidade pertence à 22ª Regional de Saúde – com sede em Ivaiporã – e deve começar a imunização nesta quarta-feira, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. De acordo com a secretária de Saúde, Daiane de Oliveira, foram destinadas 57 doses à cidade. 

Assim como nos demais municípios, o número não cobre o total de profissionais lotados na pasta municipal. Ao CORREIO, ela informou que a vacina será prioritária para quem atende os casos de Covid-19.

Santa Maria do Oeste recebeu 57 doses da Coronavac nesta primeira etapa de vacinação – Foto: Pref. de Santa Maria
error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.