‘É uma alegria fazer parte dos 77 anos de Pitanga’, diz Dr. Maicol

Ao CORREIO, o prefeito reeleito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa, destaca que os pitanguenses são um povo batalhador e feliz, que escreve diariamente a história do município do Centro do Paraná

O município de Pitanga, localizado no Centro do Paraná, completa nesta quinta-feira (28) 77 anos da sua instalação, que ocorreu logo no primeiro dia de 1944. Antes, em 30 de dezembro do ano anterior, sua elevação à categoria de município foi decretada.

E, uma das figuras que acompanha e faz parte do desenvolvimento das terras pitanguenses é o prefeito Maicol Callegari Barbosa, o Dr. Maicol, que está em seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Pitanga. 

Em entrevista concedida ao CORREIO, o chefe do Executivo destaca que o município vem avançando nos últimos anos, em diferentes áreas e setores. “Hoje a população e também moradores de outras cidades olham para Pitanga com outros olhos”, afirma. 

No seu ponto de vista, a saúde pública, que era um problema, está mais estruturada e oferece um serviço de qualidade aos moradores. Soma-se a isso a construção do Hospital Regional de Pitanga, que irá completar o primeiro ano de obras. 

“Lutamos muito para que essa obra acontecesse, e irá transformar não só Pitanga, mas outras cidades da região que vão utilizar os serviços”, acrescenta Maicol. “A saúde sempre será uma prioridade e vamos continuar lutando para inaugurar o HR e também manter a qualidade dos atendimentos nas unidades de saúde.” 

Além disso, o gestor cita investimentos nas áreas do transporte de pacientes, reforma de unidades de saúde, projetos para incentivo e geração de renda para a agricultura familiar, além de melhorias em comunidades. 

“Investimos muito na Infraestrutura do município, que era muito precária e as reclamações eram constantes sobre ruas em péssimas condições. Em nosso mandato, pavimentamos mais de 80 ruas em mais de 20 bairros, e com certeza milhares de famílias foram atendidas”, citando ainda a obra da marginal da PR 466 e recursos aplicados na Educação. 

A seguir, confira os principais pontos da entrevista de Maicol Callegari Barbosa, prefeito reeleito de Pitanga. 

Para esta nova gestão, quais áreas terão mais destaque em sua administração?

Vamos continuar investindo na Infraestrutura da cidade para que consigamos, cada vez mais, atrair novas empresas para o desenvolvimento de nossa região e aumentar a geração de emprego, que deve ser o nosso destaque neste mandato. A saúde sempre será uma prioridade e vamos continuar lutando para concluir a obra e inaugurar o Hospital Regional e também manter a qualidade de atendimento nas unidades de saúde.

Nos últimos anos, Pitanga vem recebendo importantes obras, como é o caso do HR. O que esperar de 2021 para a cidade? 

Desde 2017 temos trabalhado nesse projeto [do Hospital Regional] e, subindo um degrau a cada ano, com investimentos no São Vicente de Paulo, processos que passaram por diversos órgãos e que estão na Sesa [Secretaria de Estado da Saúde] e no Ministério da Saúde, e talvez esse será o grande marco da nossa gestão: a abertura desse hospital e a transformação cada vez maior da saúde. Esperamos que, junto ao Governo do Estado, possamos cada vez mais implantar novas obras e melhorias para Pitanga.

Como deve ser o desenvolvimento de Pitanga na área da Economia?

Pitanga está crescendo e cada vez mais chamando atenção de empresas que estão se instalando aqui. Além de empresas de fora, temos empresas da cidade que pretendem expandir sua produção e, estamos trabalhando, com o apoio do Governo do Estado, em um grande projeto que será a redenção na geração de empregos não apenas de Pitanga, mas de toda a região central.

Até o mês de abril, deve ficar pronta a marginal da rodovia PR 466, que vai possibilitar a abertura de novas empresas no município. Além disso, neste ano, pretendemos desenvolver ações visando a estruturação do novo parque industrial, que contará com incentivos como a isenção de alvará e redução na alíquota de ISS.

Vamos continuar com o incentivo à formalização do Microempreendedor Individual (MEI) que, hoje, passa de mil pessoas nessa condição em Pitanga. E também no trabalho de resgate do município, buscando investimentos em Infraestrutura e que vão refletir na geração de empregos. O desenvolvimento é visível e estamos muito confiantes.

Como tem sido o combate à pandemia da Covid-19 em Pitanga?

Pitanga foi exemplo para várias cidades do Estado no início da pandemia, que adotaram os nossos métodos de contenção e que deram muito resultado. Hoje, temos um quadro equilibrado de casos e estamos seguindo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Todos os pacientes suspeitos ou confirmados são monitorados por profissionais da saúde.

Recentemente, o senhor foi eleito presidente da Amocentro. Qual é a importância dessa entidade? 

A diretoria da  Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) é formada por grandes parceiros, pessoas comprometidas com o desenvolvimento regional e com grandes sonhos para o Centro do Paraná. Todos nós vivemos a mesma realidade e precisamos do incentivo do Governo do Estado e Governo Federal para o desenvolvimento da região e vamos buscar isso de forma conjunta.

Os projetos que serão priorizados pela Amocentro envolvem a industrialização, segurança pública e melhoria das rodovias e modais logísticos. São questões que se interligam e que devem promover visibilidade e incentivo à geração de emprego, melhorando o cenário tanto para as empresas já instaladas, como para aquelas que vão se instalar.

A Amocentro também vai ajudar na coordenação de uma busca conjunta de recursos para cada município e é fundamental que a região possa estar unida com os deputados que representam cada cidade para trazer mais desenvolvimento para o Centro do Paraná. 

Por fim, neste aniversário de Pitanga, qual é a mensagem que o senhor deixa para a comunidade pitanguense? 

É uma alegria enorme poder fazer parte dos 77 anos de história de Pitanga, uma cidade que criou muitos filhos e famílias, de um povo batalhador e feliz que escreve diariamente a história nesta terra.

Vamos continuar lutando todos os dias para que nosso município se desenvolva cada vez mais. E hoje Pitanga completa mais um capítulo de sua jornada, e também inicia outro repleto de novas possibilidades. Parabéns pelos seus 77 anos.

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.