Sandro Alex anuncia publicação do edital de duplicação da BR 277, em Guarapuava

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, com a publicação do edital, a expectativa é que a empresa responsável pelas obras seja conhecida até 11 de dezembro; após esse processo, as intervenções devem ser finalizadas em 18 meses

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, esteve em Guarapuava nesta terça-feira (10) para anunciar a publicação do edital que contempla as obras de duplicação do perímetro urbano da BR 277 e do viaduto da PR 466.

Ao lado do prefeito Cesar Silvestri Filho, o titular da pasta estadual destacou o investimento da ordem de R$ 105 milhões realizado com recursos próprios do Governo do Estado.

De acordo com Sandro Alex, com a publicação do edital, a expectativa é que a empresa responsável pelas obras seja conhecida até 11 de dezembro.

“Eu quero que o processo ocorra normalmente, se nós conseguirmos ter a empresa vencedora [da licitação] no dia 11, nós vamos homologar e eu quero o mais rápido possível dar a ordem de serviço”, pontuando que discussões jurídicas e legais podem postergar esse processo.

UNIÃO
O prefeito de Guarapuava destacou a importância da união com as forças políticas do município, como os deputados estaduais Artagão Jr. (PSB) e Cristina Silvestri (Cidadania), e o ex-prefeito Fernando Ribas Carli, com o governador Carlos Massa Ratinho Jr.

“Essas obras são fruto disso aqui que vocês estão vendo agora. Uma união de forças políticas, união de esforços, união de disposição para resolver problemas históricos. Foi assim que nós fizemos ao longo desses anos”, disse Cesar Filho.

Sandro Alex também garantiu a construção de três pontes sobre o Rio Xarquinho, duas passarelas nos km 345 e 349 da 277 e iluminação pública em todo o trecho, que totalizará 12 km (Foto: Lucas Herdt/Correio)

OBRAS
O secretário destacou que a “terra do lobo bravo” receberá um conjunto de diversas obras no perímetro urbano da BR 277, uma demanda antiga da comunidade guarapuavana.

Dessa forma, é prevista a construção de 7 km de marginais do Aeroporto Tancredo Thomas de Farias até o trevo da PR 466 – que também receberá duplicação, ligando a rodovia estadual com a avenida Manoel Ribas, que atualmente tem o trânsito afunilado.

Serão implantadas trincheiras na região do Aeroporto, ligando com a avenida Mary Thompson Milazzo e com a PR 170; na entrada do bairro Vila Carli, ligando a avenida Pedro Carli e a rua Mário Virmond, na conhecida “Curva do Café Damasco”; e em frente ao Parque das Araucárias, entre as ruas João Fortkamp e Campo Grande, fazendo a ligação entre os bairros Conradinho e Primavera.

Sandro Alex também garantiu a construção de três pontes sobre o Rio Xarquinho, duas passarelas nos km 345 e 349 da 277 e iluminação pública em todo o trecho, que totalizará 12 km. “Tudo vai ficar iluminado, como é na PR 466. E vamos fazer os acostamentos, as calçadas, os passeios e as ciclovia. Ou seja, tem tudo”, pontuou o secretário.

PREVISÃO
Com a publicação do edital e a tendência de definir a empresa responsável pelas obras até 11 de dezembro, o Governo do Estado estima um prazo de 18 meses para finalizar todas as obras no perímetro urbano de Guarapuava.

PEDIDOS
Durante o encontro, a deputada Cristina Silvestri entregou ao secretário Sandro Alex mais um pedido: o projeto de construção do trevo e da marginal na PR 170, contemplando a região do distrito industrial.

Esse projeto foi doado pelos empresários João Pedro Kloster, André Kloster e João Luiz Malamin ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Em outubro, eles solicitaram a intervenção da deputada para dar celeridade à obra.

“Uma demanda extremamente necessária para uma região muito movimentada, que proporcionará mais segurança aos moradores e motoristas, além de mais fluidez no trânsito. Esse projeto para a PR 170 que recebi se soma a outros três pedidos que já apresentei ao governo para a mesma rodovia”, relembra Cristina, fazendo menção ao seu pedido para a duplicação da PR até o distrito de Entre Rios, com manutenção da ponte sobre o Rio Jordão; pedido de construção de um trevo de acesso no perímetro urbano da PR 170, com entrada para o Jardim Patrícia; e pedido de sinalização horizontal também na entrada do Jardim Patrícia.

Deixe um comentário