Prefeitura de Bituruna atende recomendações do Governo do Estado e suspende aulas e outras atividades

Decreto 039/2020 que orienta sobre suspensões passa a valer a partir do dia 23 de março

A administração municipal informa que município de Bituruna segue sem nenhum caso confirmado ou suspeito de coronavírus (Covid-19) e após reunião realizada na manhã desta terça-feira (17) com secretários municipais, o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, assinou o decreto municipal 039/2020.

Seguindo orientações do Governo do Estado, novas medidas passam a ser adotadas pelo poder executivo em Bituruna.

A Secretaria de Educação irá suspender as aulas da rede municipal (escolas e centros de educação infantil), assim como o transporte escolar, a partir do dia 23 de março, sem previsão de retorno. No mesmo período, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário irá suspender os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como os Cacas (Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente) Clube do Abelhinha, do Formiguinha e dos Amiguinhos, e outros serviços. A Conferência Municipal da Mulher, que seria realizada nesta sexta-feira (20), e o atendimento do Ônibus Lilás (dias 23 e 24) serão adiados e acontecerão em datas posteriormente divulgadas.

A Fundação Municipal de Saúde orienta que, quem puder, fique em casa, principalmente as crianças. Quem estiver apresentando sintomas de uma gripe normal, deve fazer repouso, pois está com o sistema imunológico frágil, e se necessário, procurar uma unidade de saúde. As pessoas que apresentam sintomas do coronavírus, como febre, cansaço, tosse e dificuldade respiratória devem procurar uma unidade de saúde. As viagens já agendadas através do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) serão realizadas de acordo com a necessidade e todos os pacientes orientados sobre os cuidados necessários ao chegar em outras cidades e no retorno a Bituruna.

ESPORTE

A rodada deste final de semana do Campeonato Municipal de Futebol Sete Aberto, que acontece neste sábado (21) no Estádio Farid Abrahão (bairro São Vicente) está mantida, assim como a rodada do Campeonato de Futebol 7 do Interior, que será neste domingo (22) na comunidade Boa Vista. As próximas rodadas serão suspensas sem previsão de retorno.

O Decreto 039/2020 recomenda que instituições privadas e sem fins lucrativos evitem eventos com aglomeração de pessoas e ofereçam álcool em gel aos clientes, consumidores, frequentadores dos estabelecimentos e templos religiosos. A Prefeitura de Bituruna, o Cras, as unidades de saúde e a coleta de lixo continuarão funcionando normalmente.

Seguindo orientações do Governo do Estado, novas medidas passam a ser adotadas pelo poder executivo em Bituruna (Foto: Assessoria)

SEM PÂNICO

A administração municipal reforça que não há motivo para pânico, mas lembra a importância de toda a população realizar as medidas preventivas, tais como: manter as mãos sempre limpas e higienizá-las com álcool em gel regularmente, evitar locais com aglomeração de pessoas, manter ambientes ventilados, evitar apertos de mão e comprimentos onde há contato.

Um Comitê Gestor de Prevenção da Covid-19 foi criado, com membros da Prefeitura de Bituruna e Fundação Municipal de Saúde, para acompanhamento, monitoramento e direcionamento de ações em relação ao que cabe a este assunto.

Novas informações serão atualizadas no www.bituruna.pr.gov.br e a população pode solicitar orientações junto à Vigilância Epidemiológica das 8h às 17h, no telefone (42) 3553-6024.