Prefeitura autoriza retorno gradual e parcial de faculdades particulares
Conforme consta no documento, essa retomada poderá ocorrer a partir de 10 de agosto, “desde que seja protocolizado e aprovado tempestivamente o plano de retorno, contingência e de boas práticas” para garantir a segurança de trabalhadores e estudantes
Através de um decreto publicado na última sexta-feira (31 julho), o prefeito Cesar Silvestri Filho autorizou o retorno “gradual, parcial e facultativo” das atividades letivas presenciais nas faculdades privadas de Guarapuava.
Conforme consta no documento, essa retomada poderá ocorrer a partir de 10 de agosto, “desde que seja protocolizado e aprovado tempestivamente o plano de retorno, contingência e de boas práticas” para garantir a segurança de trabalhadores e estudantes.
Essas medidas podem ser revistas a qualquer momento, seguindo as recomendações de enfrentamento à pandemia da covid-19, ou determinações de nível estadual e federal.
AULAS
De acordo com o decreto, para que as aulas presenciais sejam feitas é necessária a triagem clínica de todas as pessoas nas dependências da unidade de ensino, manter acadêmicos do grupo de risco em atividades remotas e respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 m entre estudantes e colaboradores.
Mais exigências dizem respeito à disponibilização de álcool gel, ao uso de máscaras, a higienização dos espaços e outras medidas.
“Caso o aluno, docente, colaborador ou paciente apresentar sintomas como: coriza, espirros, tosse, febre, falta de ar e diarreia não deverá comparecer às aulas e ser orientado a procurar ajuda médica ou entrar em contato com o call center da Secretaria Municipal de Saúde”, consta no decreto.
SAÚDE
A decisão da administração municipal também aponta que cursos da saúde que têm atendimento a pacientes do SUS em parceria com o município deverão manter as medidas protocolares de proteção, responsabilidade e segurança dos alunos.
É pontuado que as aulas práticas nos cenários da saúde municipal só ocorrerão a partir do dia 8 de setembro, após avaliação e deliberação da Coordenação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde (Coapes).
O texto completo do decreto está disponível no site da Prefeitura de Guarapuava.