PL de Cristina Silvestri que prevê psicólogos em colégios foi aprovado
A lei prevê que o psicólogo escolar, devidamente habilitado, terá a função em cada colégio de atuar junto aos alunos, família, corpo docente, direção e equipe técnica, com vistas à melhoria do desenvolvimento humano de toda a comunidade escolar
Foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) mais um projeto de lei da deputada estadual Cristina Silvestri, que agora atende a área da educação e saúde. O PL 365/2019, de coautoria do deputado Emerson Bacil, estabelece diretrizes de acompanhamento psicológico escolar na Rede Estadual de Ensino.
Agora, com a aprovação, nossos alunos poderão contar com o acompanhamento de pelo menos um psicólogo, que estará alinhados às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação. Um grande avanço para os nossos colégios e alunos, que sem dúvidas irá contribuir com a diminuição dos índices de violência, bullying e tantos outros traumas que, infelizmente, ainda ocorrem nas escolas, frisou Cristina.
A lei prevê que o psicólogo escolar, devidamente habilitado, terá a função em cada colégio de atuar junto aos alunos, família, corpo docente, direção e equipe técnica, com vistas à melhoria do desenvolvimento humano de toda a comunidade escolar. O número de psicólogos por Núcleo Regional de Educação (NRE) será definido pela Secretaria de Estado de Educação (Seed) e o cronograma de atendimento nos colégios também fica a encargo do Estado.
Esta iniciativa é também preventiva, para que não tenhamos mais desastres no Brasil como foi Realengo e Suzano. O psicólogo é um profissional fundamental para promover o equilíbrio e o crescimento do indivíduo, sendo a sua participação no processo de ensino, nos dias de hoje, imprescindível para o bom desenvolvimento das nossas crianças e jovens, explicou a deputada.
A viabilização do projeto contou com o apoio do secretário de estado da educação, Renato Feder, que realizou diversas reuniões com Cristina e Bacil para alinharem sobre a capacidade do Estado de passar a oferecer os psicólogos dentro dos Núcleos Regionais de Educação.
EDUCAÇÃO
Outra iniciativa de Cristina Silvestri também já atende a área da educação. A Lei 19.775/2018, proposta pela deputada, incrementou o Programa Estadual de Combate ao Bullying, instituído no Estado em 2012.
Entre as mudanças criadas pela lei de Cristina, por exemplo, está a exigência que as escolas produzam relatórios bimestrais das ocorrências de bullying registradas no ambiente de ensino, separados por idade, sexo e séries. Estes dados irão auxiliar no planejamento do Estado e municípios em ações e criação de estudos específicos.