Decreto autoriza reabertura do shopping Cidade dos Lagos a partir de 28 de maio
Em Guarapuava, o centro comercial está com atendimento ao público suspenso desde 20 de março, atendendo às medidas de prevenção ao novo coronavírus; cinema e estabelecimentos de entretenimento continuam fechados
Um decreto assinado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho e publicado no boletim oficial desta segunda-feira (18) estipula uma data para reabertura do shopping Cidade dos Lagos: a partir de 28 de maio.
No município, o centro comercial está com atendimento ao público suspenso desde 20 de março, obedecendo às medidas de prevenção ao novo coronavírus.
À época, em um comunicado divulgado nas redes sociais, a administração do shopping afirmou que “a colaboração de toda a sociedade é a melhor atitude para superarmos esse momento”.
Apesar de liberar o funcionamento, o decreto estabelece uma série de restrições para manter o foco no combate à doença, que já atingiu 17 pessoas em Guarapuava – conforme boletim oficial divulgado na segunda (18).
De acordo com o documento, o shopping Cidade dos Lagos poderá ter atendimento ao público das 11h às 22h, de segunda a domingo, ou conforme a administração desse espaço decidir, desde que não ultrapasse o período estabelecido. Além disso, será obrigatório o uso de máscaras.
A unidade deverá manter até duas entradas para os clientes, e mais uma para acesso através da garagem. O limite de clientes será 50% da capacidade total.
“[…] os clientes deverão higienizar a sola dos calçados antes de adentrarem ao shopping, devendo os estabelecimentos disponibilizarem tapetes higienizadores ou similares”, diz o decreto, que também ressalta a necessidade da distância de 2 metros entre as pessoas.
Para além disso, deverá ser disponibilizado álcool em gel nos pontos de maior circulação, e os seguranças atuarão para orientar e evitar aglomeração de clientes.
LOJAS
Se há flexibilização para a circulação de pessoas nos ambientes coletivos, as restrições para atendimento nas lojas são mais duras.
A capacidade máxima será de uma pessoa a cada 2 m², evitando aglomerações e com constante esterilização e higienização dos produtos comercializados.
ALIMENTAÇÃO
O decreto da Prefeitura de Guarapuava também libera a reabertura da praça de alimentação, com funcionamento semelhante ao do restante do shopping.
A lotação permitida será de 50% da capacidade total, com redução de mesas quando possível e, principalmente, com distanciamento entre os clientes. Não será permitida a junção de mesas, que terão limite de quatro pessoas.
Além da necessidade de constante higienização, o documento determina que, nas filas, devem ser mantidos 2 metros de distância entre os clientes.
SUSPENSÃO
Mesmo com a gradual retomada dos trabalhos no shopping Cidade dos Lagos, o decreto mantém suspensas as atividades de cinema e de estabelecimentos de jogos, brinquedos ou entretenimento de qualquer espécie.