Comércio não será fechado depois das eleições, diz Cesar Filho à Cultura

Em entrevista nesta sexta-feira (13) à Rádio Cultura, o prefeito de Guarapuava classificou como ‘fake news’ o boato de que o comércio será fechado na cidade

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (Podemos), concedeu uma entrevista na manhã desta sexta-feira (13 novembro) à Rádio Cultura, e falou sobre a situação da pandemia do novo coronavírus no município.

Um dos principais temas abordados foi a informação falsa – classificada por Cesar como “fake news” – de que o comércio seria fechado na próxima semana, passado o período eleitoral. Inclusive, ele disse ter percebido a disseminação desse boato em outros municípios do Paraná, visando criar um sentimento de pânico “entre aqueles que precisam trabalhar e dependem de ter seus negócios abertos”.

Apesar disso, Cesar Filho ressaltou que a Prefeitura está apreensiva com a elevação do número de infecções, que, segundo ele, tem influência dos dois últimos feriados prolongados – 12 de outubro e 2 de novembro -, e o descumprimento das medidas de prevenção.

“Muitas pessoas não querem mais ou não estão mais adotando as medidas de prevenção, que todos sabem quais são. Pessoas têm feito eventos em casa, reuniões, festas de aniversário, churrascos… pessoal viajou muito nesses feriados”, citando que, nesses eventos, os participantes acabam não usando máscaras e mantendo o distanciamento social.

O prefeito também destacou que a administração pautou suas ações pela seriedade da pandemia da covid-19. “Quando nós, no início, não tínhamos todas as informações que precisávamos e não tínhamos toda a estrutura hospitalar, nós fomos mais duros. Chegamos até a fechar o comércio”, lembrando que, na medida em que foi possível estruturar as equipes de saúde, aumentar as vagas de hospitais e abrir o Hospital Regional de Guarapuava, a economia foi tomada e houve uma flexibilização das regras.

“Guarapuava ainda mantém um dos menores índices de contaminação por habitante do Paraná. É o menor, ainda entre todas as 30 maiores cidades. E nós temos o menor índice de óbitos entre todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. São dados concretos, oficiais”, acrescentou.

PERFIL
De acordo com o prefeito, o perfil dessas novas contaminações tem sido de casos mais leves, muito por conta da atuação dos profissionais de saúde, que estão mais preparados para “cuidar da pandemia”.

“Nós lamentamos muito, muito, cada um dos casos que nós perdemos, cada um dos óbitos que nós tivemos, cada família que teve que enfrentar o luto por conta dessa pandemia. É claro que vamos fazer de tudo para preservar a saúde da população. Mas eu quero aqui reafirmar: não será fazendo fechamento do comércio como querem fazer acreditar”, esclareceu.

A entrevista completa do prefeito Cesar Silvestri Filho está disponível no Facebook da Rádio Cultura (CLIQUE AQUI).

Deixe um comentário