Ademir Bier é empossado deputado estadual

Parlamentar assume sexto mandato na Assembleia Legislativa do Paraná

Durante a sessão plenária desta terça-feira (13), o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB) empossou o deputado Ademir Bier (PSD), que assumiu a função parlamentar. O termo de posse foi assinado e o juramento realizado pelo mais novo deputado estadual desta legislatura.

Bier assume seu sexto mandato no Legislativo paranaense após o falecimento do deputado Delegado Recalcatti (PSD), ocorrido na última sexta-feira.

“Declaro empossado ao tempo em que manifesto os cumprimentos da Mesa e de todos os deputados ano nosso mais novo parlamentar, aliás, que retorna à essa Casa. Deputado que já esteve aqui por longo período. Seja muito bem-vindo deputado Ademir Bier e, a partir de agora, vamos interagir muito e o Oeste do Paraná ganha mais um grande e legítimo representante”, disse o presidente Traiano.

Bier lamentou o momento de tristeza pelo falecimento do deputado Recalcatti, mas ressaltou que a política é uma missão e que não poderia deixar de lado mais esse desafio. “A vida marca os caminhos e as vezes a gente não escolhe. Eu vejo a política como uma missão e não poderia deixar de estar aqui nesse momento tomando posse”, relatou. “Foi uma avaliação muito profunda que fiz no final de semana e a história da minha vida como vice-prefeito, prefeito e cinco mandatos de deputado estadual não me dava o direito de renunciar a esse mandato. Tive que tomar essa atitude, com a concordância da minha família que foi importante e quero durante esse ano desempenhar a função”, completou.

PERFIL

Nascido na cidade gaúcha de Erechim, Ademir Bier veio ainda muito jovem com sua família para Curitiba. Começou a trabalhar cedo, exercendo as funções de auxiliar de cartório, comerciante e corretor de imóveis.

Graduou-se em Administração de Empresas na década de 1970, época em que se casou com sua companheira, Roseli Bier.

Em 1977, foi residir em Marechal Cândido Rondon, no Oeste paranaense, onde iniciou a sua carreira política. Eleito presidente do PMDB em dois biênios, compôs chapa vitoriosa no primeiro sufrágio direto daquele município (1985), na qualidade de vice-prefeito. Ao longo da mesma gestão, ficou responsável também pela Secretaria de Finanças e Administração.

Elegeu-se prefeito rondonense pelo PMDB no ano de 1992, cumprindo mandato entre janeiro de 1993 e dezembro de 1996.

Nesse período, foi vice-presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).

Em 1998 foi conduzido à Assembleia Legislativa pelo PMDB, após receber 23.359 votos. Em 2002 recebeu 33.237 votos e na suplência foi reconduzido à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Nos anos de 2007/2009 ficou à frente da direção administrativa e financeira da Ferroeste. No início de 2009 reassumiu sua cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Chegou ao seu quarto mandato em 2010, com 51.147 votos. Nas eleições de 2014, elegeu-se para o seu quinto mandato, com 45.699 votos, também pelo PMDB.

Entre 2013 e 2016, o deputado integrou a Mesa Executiva da Assembleia como 2º secretário. Em 2018 fez 26.015 sendo o terceiro suplente da coligação PSC/PSD.

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.