Rivalidade entre as cidades de Maringá e Londrina marca abertura do Paranaense 2021

Além de LEC x MFC, a rodada inaugural deste final de semana tem Cianorte x Athletico (com TV), FC Cascavel x Paraná Clube, Operário x Azuriz, Toledo x Rio Branco e Coritiba x Cascavel CR. Edição deste ano terá transmissão em TV aberta pela Rede Massa, aos sábados e terças-feiras

Em 2021, a rivalidade histórica entre as cidades de Maringá e Londrina, no Norte do Estado, volta a esquentar no campo. Seus representantes no futebol profissional vão se encontrar novamente na 1ª rodada do Campeonato Paranaense da 1ª Divisão.

Neste sábado (27 fevereiro), às 19h15, o Londrina Esporte Clube (LEC) recebe o Maringá Futebol Clube (MFC) no Estádio do Café. Será o retorno de uma animosidade interrompida no ano passado, quando o Dogão foi obrigado a jogar novamente a 2ª Divisão, após queda em 2019.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o início da Segundona 2020 teve de ser adiado para o segundo semestre. Na decisão do troféu, o Tricolor maringaense amargou o vice-campeonato contra o ascendente Azuriz Pato Branco, em pleno Estádio Willie Davids (WD). Porém, o MFC alcançou o acesso e, em 2021, está na elite.

Com um elenco composto de 30 atletas, o representante da Cidade Canção tem dois destaques: o atacante Matheus Morais (20 anos), um dos principais atletas das categorias de base do Santos; e o lateral Carlinhos, que tem passagens por Santos, Fluminense, São Paulo, Inter e também Seleção Brasileira.

Sob o comando do técnico Marcos Soares, o Tricolor fez durante sua pré-temporada jogos-treinos contra Portuguesa Londrinense (time da 3ª Divisão), Cianorte e FC Cascavel (ida/volta), conquistando três vitórias, um empate e uma derrota.

Por sua vez, o Londrina manteve a base que disputou a Série C do Brasileirão em 2020, fez contratações e vem com o técnico Silvinho Canuto. A propósito, o Tubarão conseguiu o acesso, qualificando-se para a Série B nacional neste ano.

Ao longo da pré-temporada de 2021, o LEC fez apenas um jogo-treino, contra o Linense-SP. A partida terminou em zero a zero.

RIVALIDADE
Enquanto o Clássico do Café (GEM x LEC) continua em stand-by, os torcedores maringaenses e londrinenses têm vivido nos últimos anos a rivalidade em torno de MFC x LEC, que se acentuou a partir de 2014.

Naquele ano, as duas equipes protagonizaram a decisão do Paranaense, vencida pelo Alviceleste, num típico dia de “final caipira”.

RODADA
Além de Londrina x Maringá, a rodada inaugural do Paranaense 2021 tem os seguintes jogos: no sábado (27), às 17h15, Cianorte x Athletico, no Estádio Mun. Albino Turbay, em Cianorte; no mesmo dia, às 19h30, FC Cascavel x Paraná Clube, no Estádio Regional Arnaldo Busatto, em Cascavel.

No domingo (28), às 16h, Operário x Azuriz, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa; mesmo dia e horário, Toledo x Rio Branco, no Estádio Mun. 14 de Dezembro, em Toledo; e também às 16h de domingo, Coritiba x Cascavel CR, no Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba.

Atual tricampeão paranaense, o Athletico começa a disputa do Estadual 2021 neste sábado (27) – Foto: Athletico.com.br

CLUBES
O Paranaense deste ano será disputado por Athletico, Azuriz, Cascavel CR, Cianorte, Coritiba, FC Cascavel, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube, Rio Branco e Toledo.

TRANSMISSÃO
Após hiato em 2020, o Paranaense volta às transmissões na TV aberta. Na edição do ano passado, os jogos foram transmitidos apenas no serviço de streaming DANZ.

Em 2021, a Rede Massa será o canal oficial, com exibições de rodadas às terças, a partir de 21h30, e sábados, às 17h15.

Na primeira rodada, será transmitido o confronto entre Cianorte e Athletico, que acontece no Estádio Municipal Albino Turbay, em Cianorte. A partida acontece no próximo sábado, 27, às 17h15.

DECRETO
Nesta sexta-feira (26), o governo do estado anunciou novo decreto restringindo a circulação de pessoas a partir da zero hora de sábado (27). Somente atividades essenciais poderiam funcionar.

No entanto, a determinação não deve afetar o início do Paranaense. Segundo o site UmDois Esportes, a manutenção do campeonato se deve aos protocolos sanitários adotados no mundo do futebol, tais como testagem periódica dos jogadores e ausência do público.

Mas essa posição pode mudar a qualquer momento. Até o fechamento desta matéria (às 16h15 de 26 de fevereiro), ainda não havia sido anunciado o adiamento da 1ª rodada. O CORREIO tentou contato via e-mail com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), mas sem resposta.

CASCAVEL

Segundo o site ge, a partida entre FC Cascavel e Paraná Clube foi proibida pela Prefeitura de Cascavel, que enviou um ofício cancelando o jogo em função da medida estadual.

“Apesar do decreto estadual, o entendimento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) é de que os jogos podem ser realizados. A Sesa somente sugere que o horário, marcado para 19h30 de sábado, seja antecipado”, diz o texto do ge.

Outra partida que pode ter problemas é justamente LEC x MFC, marcada para o período noturno. Uma das medidas do novo decreto é restringir o trânsito de pessoas à noite, determinando o toque de recolher a partir das 20h por nove dias para conter o avanço da Covid-19.

Inclusive, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, disse ao ge que os jogos do estadual estão autorizados, se cumpridos os protocolos, com o teste PCR prévio nas delegações dos clubes.

***************Matéria acrescida de informações às 18h19 de 26/02/2021

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.