Reunião do Conselho Arbitral da 1ª Divisão do Paranaense será em 10 de dezembro

Segundo informações de bastidores, a 1ª rodada do Paranaense de 2021 deve começar em 28 de fevereiro. Mas esta data de início (e também a de término), além da fórmula de disputa, somente terá definição nesse congresso técnico

Com a temporada de futebol profissional chegando ao fim em 2020 – falta somente a definição na Terceirona -, os clubes paranaenses começam a movimentação para a disputa da elite no ano que vem.

Por meio do edital nº 12/2020, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) marcou a data da reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 1ª Divisão – Temporada 2021. Será às 15h de 10 de dezembro de 2020, por meio de vídeo conferência.

O documento estipula que somente poderão participar do encontro os seguintes clubes, com a devida inscrição deferida pelo DCO:

Azuriz FC (campeão da 2ª Divisão/2020)
Cascavel CR
Cianorte FC
Club Athletico Paranaense
Coritiba FC
FC Cascavel
Londrina EC
Maringá FC (vice-campeão da 2ª Divisão/2020)
Operário FEC
Paraná Clube
Rio Branco SC
Toledo EC

Aliás, o prazo para a pré-inscrição na 1ª Divisão de 2021 está aberto. Os clubes têm até esta sexta-feira (4 dezembro), às 17h, para fazer sua inscrição. “Somente terão as inscrições deferidas e poderão participar da Reunião do Conselho Arbitral as entidades de prática desportiva que não possuam débitos e pendências financeiras de qualquer natureza com a Tesouraria da Federação Paranaense de Futebol e que atendam aos demais requisitos do Estatuto da Entidade”, diz o edital.

E o documento ainda diz que “somente terão as inscrições deferidas e poderão participar da Reunião do Conselho Arbitral as entidades de prática desportiva que não possuam débitos, pendências financeiras e/ou desportivas de qualquer natureza junto ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná”, entre outras exigências.

O edital nº 12/2020 termina informando que o Protocolo de Jogo da 1ª Divisão de Profissionais (Covid-19) será publicado com 30 dias do início do campeonato, adequado as demandas e exigências do momento pelos órgãos responsáveis.

INÍCIO
Segundo informações de bastidores, a 1ª rodada do Paranaense de 2021 deve começar em 28 de fevereiro. Mas esta data de início (e também a de término), além da fórmula de disputa, somente terá definição na reunião arbitral de 10 de dezembro deste ano.

Vale lembrar que o cenário de pandemia da covid-19 em 2021 será um fator preponderante na organização das competições esportivas. Principalmente em relação à presença do público nos estádios.

CLUBES
Os clubes do interior devem reiniciar os trabalhos em janeiro de 2021. Já o Trio de Ferro da Capital (Athletico, Coritiba e Paraná) e mais o Operário (Ponta Grossa) participam atualmente das Séries A e B do Brasileirão, que terminará no início do ano que vem; e o Londrina, caso avance de fase, pode encerrar sua trajetória na Série C em janeiro.

A próxima edição da 1ª Divisão do Paranaense terá como novidades os dois times que subiram na campanha da 2ª Divisão de 2020.

Campeão da Segundona, o Azuriz Pato Branco FC disputará pela primeira vez a elite do futebol paranaense. É um clube novo, que foi fundado ao final dos anos de 2010, e deve representar novamente o município de Pato Branco. Inclusive, esta cidade do Sudoeste estava há quase 30 anos longe da 1ª Divisão.

Por sua vez, o Maringá FC retorna ao Paranaense. Em 2020, o Dogão teve de disputar a Divisão de Acesso, fazendo uma campanha quase impecável. Perdeu apenas no segundo jogo da final contra o Azuriz, amargando um vice-campeonato em pleno Willie Davids. A esperança dos maringaenses é de que o Tricolor (que já foi vice na Primeirona) se mantenha na elite, evitando um novo descenso.

error: