Prudentópolis Futsal confirma que não vai mais disputar a Série Prata 2020

Em entrevista ao CORREIO, o presidente da agremiação, Jemerson Cavali da Luz, explica que a decisão foi tomada em função de dois motivos em um cenário de pandemia do novo coronavírus: questão financeira e preservação da vida

A situação atípica das competições paralisadas neste ano, em meio à pandemia do novo coronavírus, provocou a primeira baixa na Série Prata do Paranaense de futsal.

A diretoria do Prudentópolis Futsal, o Búfalo da região serrana, anunciou que não mais disputará a edição 2020 da competição. A notícia foi divulgada primeiro pelo jornal Correio do Povo do Paraná e confirmada pelo CORREIO em contato com o presidente do clube, Jemerson Cavali da Luz.

O cartola explica que a questão financeira obrigou o clube prudentopolitano, que está em seu segundo ano de vida, a se licenciar das competições na atual temporada. “Com essa pandemia que ninguém sabe quando vai definir, o financeiro do Prudentópolis foi afetado imensamente. E faz quatro meses que os jogadores estavam em casa”, diz na entrevista por telefone ao CORREIO, destacando que os salários desse período foram quitados.

No entanto, ele conta que chegou um momento em que o Búfalo tinha apenas 40% dos patrocínios; mas sem saber se poderia contar com isso para o restante da temporada. Para complicar, Jemerson expõe que mesmo com um possível início da Série Prata, os jogos seriam com portões fechados, para evitar aglomerações. “Nós dependemos muito da receita com bilheteria e bar”.

Com isso, o Prude foi obrigado a recuar em 2020 e tirar seu time de quadra, “para estar bem no ano que vem”. Consequentemente, claro, a diretoria teve de desistir de disputar a Prata.

Além da questão financeira, o cartola diz que a preocupação com a saúde também pesou na decisão de se licenciar. “A gente não sabe como está essa pandemia. Todo mundo diz que ‘vai passar’, mas estamos em pleno inverno aqui, no Sul do Brasil, e todo dia você vê que, na nossa região, ela [pandemia] está aumentando. Então, tem de ter uma questão de preservação de vidas”.

SITUAÇÃO
O presidente do Prudentópolis Futsal explica que os jogadores e a comissão técnica já foram dispensados. “Alguns de outros estados já estão vendo outras equipes”, acrescentando que a diretoria está em fase de projeção para acertar o que ficou pendente.

Agora, o clube se preparará para competições em 2021. Segundo Jemerson, o Búfalo já comunicou a Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), tendo como base um artigo do Regulamento Geral que permite aos participantes saíram da competição em casos mais graves.

PRATA
Com a desistência do Prudentópolis, a Série Prata 2020 fica por enquanto com dez clubes: Bituruna, Clube Atlético Deportivo (CAD) de Guarapuava, Coronel, Mariópolis, Operário Laranjeiras, Paranaguá, Pinhão, Pitanga, São Miguel e Seleto de Maringá.

A previsão de início do campeonato, que nem chegou a disputar a 1ª rodada por causa do isolamento social, é para o final de agosto. Mas até agora sobram incertezas, pois as três séries (Ouro, Prata e Bronze) dependem de uma série de fatores envolvendo principalmente a situação do novo coronavírus no Estado.