Jogos de ida da fase semifinal da Terceirona 2020 estão programados para esta quarta (9)

Quatro times continuam na briga por duas vagas na grande final e o tão sonhado acesso à 2ª Divisão de 2021: AA Iguaçu, AC Paranavaí, Sport/Mamborê e Verê FC. Os jogos da volta já têm data marcada: próximo domingo (13), às 15h30

A edição 2020 da 3ª Divisão inicia nesta quarta-feira (9) a fase “pra valer”. Em campo, quatro times brigam por duas vagas na grande final e o passaporte para o acesso.

Serão jogos no formato mata-mata nessas semifinais da competição. As partidas de ida serão no horário das 15h30 desta quarta: AA Iguaçu x AC Paranavaí, em União da Vitória; e Sport/Mamborê x Verê FC, em Rolândia. Já os duelos da volta estão agendados para o próximo domingo (13), às 15h30: AC Paranavaí x AA Iguaçu, em Paranavaí; e Verê FC x Sport/Mamborê, em Verê.

Segundo o regulamento da competição, os dois clubes que somarem o maior número de pontos ganhos se classificarão para a decisão da Terceirona 2020, também em jogos de ida/volta. Mas caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado como primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados tiros livres diretos da marca do pênalti.

Além da disputa pelo caneco, a qualificação para a final representa o acesso. Tanto o campeão quanto o vice estarão automaticamente garantidos na 2ª Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional de 2021. Ou seja, elimina-se um dos degraus na caminhada rumo à elite do futebol estadual.

Dos quatro semifinalistas, o Atlético Clube Paranavaí (ACP) e o Sport (que é originário de Campo Mourão) já tiveram dias de glória jogando pela 1ª Divisão. Inclusive, o ACP conquistou o título paranaense em 2007, derrubando o Paraná Clube. Ao longo da história centenária do futebol estadual, foram poucas as equipes do interior que conseguiram o caneco da Primeirona (Grêmio Maringá, Londrina, Operário etc.).

No entanto, o conhecido Vermelhinho chegou ao fundo do poço em 2019, quando foi um dos piores times daquela edição da 2ª Divisão e acabou sendo rebaixado.

Ao que parece, a atual diretoria do ACP quer dar a volta por cima e, quem sabe, rumar novamente para a elite. Em 2020, o Paranavaí perdeu apenas uma partida na Terceirona, durante a fase classificatória.

Só que a competição passa agora para uma fase de mata-mata. E, pela frente, a equipe de Paranavaí enfrenta o Iguaçu, um clube que bateu na trave em 2020. Por pouco, o Iguaçuzão não disputou a Segundona a convite; mas decisões extracampo fizeram com que tivesse de disputar novamente a 3ª Divisão em 2020.

Por isso, o Iguaçu está “mordido” e vem com uma equipe competitiva para a semifinal. A decisão dessa vaga está em aberto. A única vantagem é que o ACP pode fazer o segundo jogo em casa, no Estádio Mun. Dr. Waldemiro Wagner (WW).

SPORT
Nos últimos anos, a vida do Sport não tem sido fácil no futebol paranaense. Neste ano, o Leão passou a contar com o apoio da cidade de Mamborê. Por isso, mudou o nome para Sport/Mamborê. Só que o projeto não teve tempo hábil para se organizar e seus jogos são realizados em Rolândia, na Região Metropolitana de Londrina.

Do outro lado, o Verê vem de campanha com apenas uma derrota na 1ª fase. É o favorito para carimbar a vaga na finalíssima da Terceirona.

error: