Federação adia o início da Divisão de Acesso de 2020

Segundo o Ato da Presidência nº 10/2020, o início do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 2ª Divisão – Temporada 2020 foi adiado por prazo indeterminado

Após suspender a Primeira Divisão de profissionais, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) estendeu essa medida para a popular Divisão de Acesso.
Segundo o Ato da Presidência nº 10/2020, o início do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 2ª Divisão – Temporada 2020 foi adiado por prazo indeterminado.
O documento diz que a decisão levou em conta os seguintes fatores: recomendação do Ministério da Saúde, com relação a pandemia da Covid-19 (Coronavírus); o risco de propagação e contaminação em massa, bem como a saúde de todas as pessoas envolvidas para realização das partidas de futebol; a necessidade de prevenção do coronavírus; e a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de suspender as competições nacionais em andamento.
Anteriormente, a Segundona estava programada para iniciar no próximo dia 5 de abril, com cinco jogos na 1ª rodada: Apucarana Sports x Andraus Brasil, Maringá FC x Araucária ECR, Prudentópolis FC x Azuriz FC, AA Batel x Rolândia Esporte Clube (REC) e Nacional AC x Independente São Joseense.
Todos os dez participantes estavam em ritmo de pré-temporada, com contratações de jogadores, amistosos, treinos e anúncios de técnico.
No caso do Batel, a equipe havia feito seu primeiro embate no último dia 15 de março, no Estádio Waldomiro Gelinski, em Guarapuava, contra a Aprovale.
Em Prudentópolis, o time da casa dirigido pelo técnico Dudu Sales já havia feito amistosos contra o Athletico-PR.

CLUBES
Segundo o técnico Davi Lima, o Batel dispensou os atletas da cidade e os treinos têm sido feitos com portões fechados, mas somente em um período do dia. “Os atletas de fora se pegarem agora aviões ou ônibus, o medo da diretoria seria acontecer algo na ida e na vinda dos atletas. Eu achei melhor por enquanto não saírem ninguém, todos na casa sem sair para lugar nenhum”.
Ele acrescenta que é provável que, até o final desta semana, será tomada uma decisão. “Porém, ainda não é nada certo”.
Já no Prudentópolis FC, a diretoria decidiu pela liberação de todos os jogadores.
O Azuriz FC soltou um comunicado determinando a interrupção de suas atividades, tanto na base quanto no profissional. Assim, todos os atletas devem ficar em casa.
Em Rolândia, o Nacional utilizou suas redes sociais para afirmar que “por determinação das autoridades de saúde, o Nacional Atlético Clube entra em recesso”.
E, em Maringá, o Dogão informou que as atividades no centro de treinamento foram paralisadas. Aliás, a Cidade Canção está em situação de emergência em função do coronavírus.

COMPETIÇÕES
Além dos campeonatos profissionais, a FPF também se valeu de outros Atos da Presidência para adiar o início das demais competições, na temporada 2020: 5ª Taça Paraná Juvenil; 7ª Copa de Futebol Amador da Capital; 57ª Taça Paraná Adulto; Campeonato Paranaense de Futebol Sub 19.
A medida atinge diretamente a Aprovale Jordão, que disputaria em 2020 a 57ª Taça Paraná Adulto; e novamente o Rubro-Negro da Baixada, que também participaria do Sub-19.

 

****************Notícia com acréscimo de informações às 14h20 de 20/03/2020