Fase regional dos Jogos Escolares do Paraná tem início em Guarapuava
Mais de mil atletas, de 27 colégios e sete municípios da região, irão participar da competição
Na noite desta sexta-feira (19), Guarapuava deu início aos Jogos Escolares do Paraná, em sua fase regional, com uma emocionante cerimônia de abertura realizada no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes. O evento marcou o começo de uma semana repleta de competições esportivas e contou com a participação de atletas, autoridades e a comunidade local.
A cerimônia teve início às 19h com o desfile das delegações, representando os 27 colégios e sete municípios da região. Em seguida, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do Estado do Paraná e do município sede, ao som dos hinos Nacional Brasileiro e do Estado do Paraná. A declaração oficial de abertura dos jogos foi realizada, marcando o momento de início das competições.
O secretário municipal de Esportes e Recreação, Milton Roseira, que na ocasião também falou em nome do prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destacou a importância do evento para a cidade em seus diversos aspectos.
“Sem dúvida, esse evento tem um impacto significativo na cidade. Além de movimentar o esporte, ele impulsiona a economia, beneficiando restaurantes e hotéis. Mesmo que os atletas tenham alojamento, é comum que eles frequentem as lanchonetes e outros estabelecimentos. A cidade fervilha, o que contribui para a movimentação e o desenvolvimento econômico local. Além, claro, de fomentar ainda mais o esporte no município. É uma situação muito positiva e esperamos trazer mais eventos desse nível para Guarapuava”, destacou.
Um dos momentos mais simbólicos da cerimônia foi a entrada do fogo simbólico e o acendimento da pira olímpica, representando a chama do espírito esportivo que estará presente ao longo dos Jogos Escolares. Os atletas presentes fizeram o juramento, comprometendo-se a competir com ética, respeito e determinação, e as delegações tiveram a oportunidade de confraternizar, fortalecendo os laços entre os participantes.
Após a cerimônia de abertura, teve início o primeiro jogo de futsal masculino, na categoria de 15 a 17 anos, dando o pontapé inicial para as disputas esportivas.
As delegações estavam animadas com a competição. Sara Wegner e Jhonatan dos Santos, ambos atletas de handebol do município de Candói, falaram da expectativa para os jogos e mostraram confiança.
“Pessoalmente, espero sempre a vitória, claro, e estou muito empolgado. Desejo que a equipe de Candói conquiste tudo que puder em todas as modalidades. Também desejo sorte aos demais participantes”, declarou Jhonatan.
“Esse é o último ano de jogos para a maioria de nós. Então, precisamos terminar com chave de ouro. Seja no handebol, no futsal, no vôlei, temos que dar nosso melhor”, afirmou Sara.
Os Jogos Escolares do Paraná são uma oportunidade única para os jovens atletas demonstrarem suas habilidades esportivas e competirem em um ambiente saudável e desafiador. Além disso, o evento promove a integração entre estudantes de diferentes instituições de ensino, estimulando o espírito de trabalho em equipe e a prática esportiva.
Anfitriões dos jogos, os atletas de Guarapuava também estão motivados. De acordo com Gabriel Küster e Otávio Stel, jogadores da equipe de vôlei do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, o time treinou muito e chega em condições de lutar pelo título.
“Nós vamos colocar em prática tudo aquilo que aprendemos durante o ano”, disse Gabriel.
“E vai ser difícil ganhar da gente”, completou Otávio.
Durante a semana, as equipes dos municípios de Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Turvo e Guarapuava disputam partidas nas modalidades de futsal, basquete, voleibol, handebol, atletismo, xadrez e tênis de mesa. A competição será realizadas em diversos locais da cidade.
“Os Jogos Escolares do Paraná são um momento de celebração do esporte e do talento dos jovens atletas. Guarapuava se orgulha em sediar essa fase regional e deseja sucesso a todos os competidores. Que os jogos sejam marcados por grandes conquistas, ‘fair play’ e amizade, proporcionando uma experiência inesquecível para todos os envolvidos”, concluiu Milton.
A entrada para os jogos é gratuita, proporcionando a todos a oportunidade de vivenciar a atmosfera esportiva e vibrar com as conquistas dos participantes.