Diretor de futebol garante que Batel disputará Terceira Divisão em 2021

Para a temporada, o planejamento batelino é de disputar o Sub-19, nas categorias de base, e o profissional, pós-rebaixamento em 2020. Rocha diz ainda que o Rubro-Negro da Baixada está com a anuidade paga junto à Federação Paranaense de Futebol (FPF)

O Campeonato Paranaense de futebol da 3ª Divisão será somente no segundo semestre de 2021. Mas a torcida em Guarapuava vive hoje a expectativa da participação da tradicional Associação Atlética Batel nessa competição profissional.

Em entrevista recente ao CORREIO, o diretor de Futebol do Batel, Rocha, garantiu que o clube guarapuavano participará da Terceirona. Vale lembrar que, em 2020, o Rubro-Negro da Baixada ficou em último lugar e, consequentemente, caiu para a 3ª Divisão.

Já para a temporada 2021, o diretor afirma que o clube batelino tem na programação a disputa do Sub-19, nas categorias de base, e do profissional. Inclusive, Rocha é o técnico dos “Meninos da Baixada”, tendo iniciado a pré-temporada em 18 de janeiro.

Mas, por conta das dificuldades financeiras que todos os clubes de futebol enfrentam, fica a pergunta se o Batel vai mesmo participar da 3ª Divisão, com previsão de início para agosto. “Vamos disputar, sim. Estou afirmando”, diz Rocha.

Ele adianta que o clube quitou a anuidade junto à Federação Paranaense de Futebol (FPF). “Vamos participar do arbitral com certeza, sem problemas”, informando que ainda não tem data para ocorrer em 2021. É nessa reunião entre clubes e FPF que a fórmula de disputa e datas são definidas.

Para a montagem do elenco profissional, o diretor, que vestiu as cores rubro-negras da Baixada quando era jogador profissional, explica que a ideia é aproveitar os meninos da base. “A nossa ideia é mesclar juventude com experiência”, explicando que, no futebol moderno, não se pode mais apostar apenas em atletas rodados.

PARCERIAS
No momento, o Batel não tem parceiros para injetar recursos financeiros no time. “Mas estamos com alguns contatos e amigos”, explica Rocha, detalhando que tem pontes com Rio de Janeiro e Curitiba.

Meninos do Sub-19 treinam em Guarapuava (Foto: Assessoria/Batel)

BASE
Além do Sub-19, existe a possibilidade de o Rubro-Negro jogar outra categoria de base na temporada 2021. “Estamos ainda em pauta o Sub-17”, afirma Rocha, acrescentando que isso dependerá da captação de investidores.

Ele aproveita para esclarecer que muita gente comete o equívoco de achar que um clube só pode jogar uma divisão. “Pode jogar todas as competições, desde que tenha recursos financeiros”, citando Sub-15, Sub-17, Sub-19 etc.

A princípio, segundo a programação da FPF, o Paranaense Sub-19 iniciaria em meados de março. Mas o técnico batelino conta que a competição deve ficar mesmo para o segundo semestre de 2021.

JOGO-TREINO
E, na manhã deste sábado (13), o Batel Sub-19 fará um jogo-treino no Estádio Waldomiro Gelinski para avaliar um grupo de 20 meninos. Será contra um time do professor Toninho Paraná.

Em 2020, Rocha dirigiu o Batel nos jogos finais da 1ª fase da 2ª Divisão do profissional (Foto: Arquivo Pessoal/Batel)

CAMPANHA
Em meio à pandemia de Covid-19, mas com os devidos cuidados sanitários, o Campeonato Paranaense da 2ª Divisão ocorreu no segundo semestre de 2020, após ter sido adiado.

Na classificação geral, o Batel ficou em 10º lugar, com apenas 3 pontos somados: três empates, seis derrotas e sem vitórias. Com isso, foi rebaixado junto com o Rolândia Esporte Clube (REC).

Portanto, em 2021, o Rubro-Negro jogará a 3ª Divisão, ao lado de equipes como Atlético Clube Paranavaí (ACP), Portuguesa Londrinense, Cambé, entre outras. As novidades devem ser o Patriotas FC e o Aruko Sports Brasil, clubes recém-criados em 2020. Mas, claro, tudo dependerá da inscrição para o arbitral.

error: