Após quase um mês, Segundona retoma rodadas regulares para definir os classificados

Por causa dos jogos atrasados do Nacional Atlético Clube (NAC), a edição 2020 do campeonato precisou ficar paralisada na reta final. Mas, na segunda-feira (16), a 8ª rodada será disputada com cinco jogos simultâneos. O Prudentópolis FC está muito próximo de confirmar sua vaga às semifinais

Lá se vai quase um mês desde que boa parte dos times entrou em campo para disputar a 1ª fase do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão (ou Divisão de Acesso), em 2020.

Nesse período de espera, o Nacional Atlético Clube (NAC) precisou cumprir seus jogos atrasados na competição. Era uma batelada de partidas, pois o NAC estava em função da Série D do Brasileirão.

Mas agora tudo está acertado. Os dez participantes têm o mesmo número de jogos disputados (sete). E, salvo mudanças de última hora, todos participarão das duas últimas rodadas que definem os quatro classificados às semifinais e os dois rebaixados.

Nesta segunda-feira (16 novembro), pós-eleições municipais, serão cinco duelos no mesmo horário de 15h30. Em Rolândia (região Norte), no Estádio Mun. Érich Georg, o Rolândia Esporte Clube (REC) receberá o Apucarana Sports. Em 7º lugar e 7 pontos na tabela, o time rolandense busca se afastar de vez da zona de rebaixamento; já o Dragão do Norte, hoje na 5ª posição e 10 pt, está na luta por uma das vagas do G4.

Longe dali, em Prudentópolis (Centro-Sul), o time da casa enfrentará o Andraus Brasil no Estádio Mun. Newton Agibert. É o chamado “jogo de seis pontos”, pois brigam pela classificação. Ambos têm a mesma pontuação (12 pt), mas o Tigre da Serra leva vantagem no critério de desempate, ocupando atualmente o 3º lugar.

Em Campo Largo (na RMC), no Estádio Atílio Gionedis, confronto entre Araucária EC e Nacional. Só a vitória interessa ao Guerreiro do Norte, pois está em penúltimo lugar, com 4 pontos. Mas o Cacique, em 6º lugar (9 pt), ainda sonha com o passaporte à 2ª fase e também vai em busca da vitória.

Praticamente rebaixado, o Batel será o anfitrião do confronto contra o Independente São Joseense, no Estádio Waldomiro Gelinski, em Guarapuava (Centro). O Rubro-Negro ocupa a lanterninha, com apenas dois pontos; e a equipe de São José dos Pinhais está em situação semelhante ao REC: 7 pt, mas na 8ª posição.

E, finalmente, Maringá FC x Azuriz FC. Agendada para o Estádio Regional Willie Davids, no Norte do Paraná, essa partida reúne o líder (Tricolor maringaense) e o vice (equipe de Pato Branco). E com um detalhe, o Dogão já está matematicamente classificado, restando apenas mais três vagas.

Apucarana Sports (uniforme branco) está em 5º lugar e tenta voltar ao G4 (Foto: Arquivo/Apucarana)

SITUAÇÃO
O momento de parada forçada da Divisão de Acesso serviu para os clubes fazerem ajustes, com treinamentos e jogos-treino.

Houve até mesmo mudança no comando. No Maringá, o treinador Beto Portella se desligou, deixando o time na liderança da competição com um aproveitamento de 80,95%. Em seu lugar, assumiu Jorge Castilho, que estava na comissão técnica.

Segundo o novo comandante, a missão é manter a boa fase da equipe. “Apesar de já estarmos classificados para as semifinais, essa parada tirou um pouco o nosso ritmo de jogo, então vamos entrar com força máxima para buscar, primeiro os três pontos contra o Azuriz, em casa, e depois a vitória em São José dos Pinhais”, disse Castilho, via assessoria.

O Batel também promoveu troca de treinadores; a segunda nessa competição. Após a goleada sofrida diante do Nacional, Rafael Andrade deu lugar a Rocha, que também é diretor de futebol da agremiação e ex-jogador batelino. Aliás, é a sua primeira experiência à frente de uma equipe profissional. Rocha avisou que pretende disputar os dois jogos restantes do Rubro-Negro na Segundona.

Jorge Castilho estreia no comando do MFC em jogo diante do Azuriz. Tricolor maringaense já está classificado (Foto: Rodrigo Araújo / MFC)

ÚLTIMA
Três dias após esses jogos, os times voltarão a campo para a disputa da derradeira rodada da 1ª fase.

Assim, na próxima quinta-feira (19), cinco partidas no mesmo horário de 15h30: Batel x Araucária, Nacional x Andraus, Azuriz x REC, Apucarana x Prudentópolis e São Joseense x Maringá.

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.