Duplicação de quase 8 km da BR 277, em Guarapuava, é anunciada por Sandro Alex
Entregues nesta sexta-feira (28) pelo secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, os projetos ainda contemplam a construção de trincheiras, como no acesso ao bairro Vila Carli
A duplicação de todo o perímetro urbano da BR 277, em Guarapuava, que é uma antiga demanda dos moradores e usuários da rodovia, está mais próxima de sair do papel.
Isso porque o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, entregou nesta sexta-feira (28) os projetos que contemplam as obras a serem realizadas nesse trecho.
Com investimento estimado em mais de R$ 100 milhões, o titular da pasta lembrou que o governador Carlos Massa Ratinho Jr. quer celeridade na conclusão dessas demandas.
“Nós estamos resolvendo nesse momento uma situação que é dramática para quem convive no dia a dia”, citando que, nos novos contratos de concessão, será prevista a duplicação de “ponta a ponta” da BR 277. “Nós não abrimos mão”, garantiu, em entrevista coletiva.
Já nos projetos para a “terra do lobo bravo”, é prevista a duplicação de cerca de 8 km da rodovia, além da construção das chamadas “obras de arte”, que serão trincheiras e novos acessos a pontos estratégicos da cidade.
Uma das demandas, que será atendida, é a implantação de um viaduto no acesso ao bairro Vila Carli, cujo cruzamento já foi cenário de acidentes trágicos. “Não precisa ser engenheiro para perceber que precisamos resolver”, disse Sandro.
Além disso, foram entregues projetos para a construção de uma ligação entre os bairros Conradinho e Primavera, nas ruas João Fortkamp e Campo Grande; e uma interseção do bairro Jardim das Américas com os fundos do Aeroporto Tancredo Thomas de Faria. Também será feita a duplicação da avenida Manoel Ribas, no acesso à PR 466.
Já em termos de melhorias, todo o trecho em obras será contemplado com marginais e terá iluminação em LED, entre o acesso à XV de Novembro e o Aeroporto.
“Isso é um diferencial muito grande. Pouquíssimas cidades do Brasil vão ter tantas ligações de um eixo [da cidade] para outro, sempre com segurança”, destacou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.
OBRAS
De acordo com Sandro Alex, o novo contrato de concessão irá prever a duplicação de 2,4 mil km de rodovias no Paraná. Essas obras deverão começar a partir do terceiro ano de contrato, seguindo determinações técnicas.
“O governador queria a partir do primeiro ano, mas devido a uma questão técnica, de engenharia, tem que ser a partir do terceiro”, afirmou o secretário.
PRIORIDADE
As obras que serão realizadas em Guarapuava terão investimento exclusivamente do Governo do Estado, sem recursos do acordo de leniência das concessionárias com o Ministério Público Federal (MPF).
Segundo Sandro Alex, a administração estadual trata a duplicação do perímetro urbano como uma prioridade, e espera lançar o edital ainda neste ano, citando que a obra deve começar “o quanto antes”.
Durante os estudos realizados, foi necessário fazer uma readequação no projeto técnico original apresentado pela concessionária. Essa mudança ocorreu com recursos aplicados pela empresa Repinho, do empresário guarapuavano Odacir Antonelli.
ESTADUAL
O secretário Sandro Alex também anunciou que o Governo do Estado, com aprovação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), fará um aporte de R$ 1,6 bilhão para investimentos em obras prioritárias. Essa medida deve ser assinada na próxima terça-feira (1° setembro).
Isso ocorre porque, na avaliação do titular da pasta, a administração não pode “esperar até 2023 [referindo-se aos novos contratos de concessão] para resolver os acidentes”.
Dessa forma, rodovias estaduais devem ser beneficiadas com obras de aumento de capacidade e duplicação, como a PR 466. O trecho entre Guarapuava e Turvo já está licitado, e há foi lançado o edital para obras de Turvo até Pitanga.
“Nós vamos ‘encostar’ em Campo Mourão e em Mauá da Serra. Todo esse corredor central será feito com recursos do Governo do Estado do Paraná”, destacou o secretário.
“Vamos ter obras de primeiro mundo, de primeira linha, duplicadas, mas sem pedágio, acho que essa é a informação mais relevante”, avaliou Cesar Filho.