Acig realiza bate-papo online com pesquisador da Jacto

Pesquisador destacou a importância da limpeza do ar e não apenas das coisas

Para reforçar a segurança dos colaboradores e clientes na reabertura do comércio, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) organizou o encontro on-line “Como trabalhar com segurança durante a pandemia”, na tarde de terça-feira (25), reunindo diretores, associados e outras entidades.

O evento mediado pelo presidente do Ipec e coordenador da Rede Gênomica, Dr. David Lavingstone, contou com a participação do pesquisador físico da Jacto, Hannes Fischer, que trouxe informações e recomendações para o comércio de Guarapuava.

De acordo com o pesquisador, quando uma pessoa fala, tosse ou espirra, partículas de diversos tamanhos são lançadas no ar. As gotículas menores e aerossóis permanecem flutuando por algumas horas, podendo ser inalados por outros indivíduos, o que reforça a importância da renovação do ar nos ambientes fechados.

“Sem informação correta, ninguém consegue se proteger. No início, todo mundo achava que estava protegido com máscaras ‘meia boca’, álcool em gel e distanciamento, mas de nada serve quando o ar está contaminado. Por exemplo, as pessoas pegam Covid em ambientes fechados com o ar ligado”, comentou Fischer.

Além de ambientes bem ventilados, que auxiliam com que partículas mais leves se dissipem rapidamente, outro ponto apresentado foi a eficácia das máscaras de proteção modelo PFF2/ N95, que proporcionam maior capacidade de filtragem no ar, melhor vedação e impedem a passagem de aerossóis. “Todas as máscaras são úteis e bem-vindas, mas quanto melhor for a sua qualidade, maior é a proteção que ela fornece”, destacou.

O vice-presidente da Acig, Claudinei Pereira, comentou que, apesar das empresas seguirem as orientações para prevenção da Covid-19 desde o início, o bate-papo foi uma forma de reforçar todos os cuidados. “Foi importante o Hannes compartilhar seu conhecimento conosco. São detalhes que fazem com que a gente volte a trabalhar com mais tranquilidade e que fazem a diferença. Todos devemos nos mobilizarmos, conscientizando a população e nossos funcionários. É o caminho para continuarmos cuidando da vida e das nossas empresas”, comentou o vice-presidente.

Após a apresentação de Hannes, enquanto respondia algumas perguntas, o pesquisador alertou que a ventilação e o uso de máscaras PFF são um reforço na prevenção do contágio, mas em momento algum excluem a necessidade do distanciamento social e da constante higienização das mãos.

Para o presidente do Conselho de Ex-Presidentes da Acig, Cledemar Antonio Mazzochin, a entidade e o Dr. David Lavingstone estão de parabéns pela organização do encontro on-line. “Foi uma das reuniões mais esclarecedoras que tivemos sobre a doença. Eu acho que nunca é tarde para começar. A partir das informações que recebemos, vamos nos unir para que o comércio seja aberto e volte a rotina normal em Guarapuava”, finalizou Mazzochin.

error: