2ª edição brasileira do maior desafio mundial sobre mudanças climáticas terá 24h de duração

Evento gratuito acontece nos dias 13 e 14 de novembro, de forma 100% digital. Participantes terão 24 horas para solucionar desafios voltados para o Paraná e Curitiba

Já pensou em criar soluções que impactam nas cidades e que ajudam a mitigar os efeitos das mudanças climáticas ou de mobilidade urbana? Vem aí a 2ª edição do Climathon Curitiba, considerado o maior coletivo de ações climáticas, que acontece nos dias 13 e 14 de novembro, de forma 100% digital, organizado pela Impact Hub Curitiba e EIT Climate-KIC. As inscrições são gratuitas e estão abertas. 

Para a 2ª edição foram lançados dois desafios que foram construídos com base nas necessidades concretas do Estado e de Curitiba. “São desafios comuns a vários locais do Brasil e, apesar de serem voltados para o Paraná e Curitiba, estamos incentivando pessoas de todos os lugares do país a participarem do evento”, reforça o coordenador do Climathon Curitiba, Rulian Maftum.

No desafio Paraná, construído em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest), os participantes devem criar soluções para a prevenção e alerta de eventos climáticos extremos para a população da cidade e do campo. 

As soluções devem estar voltadas para a geração de informações em tempo real acerca dos riscos de desastres para os municípios paranaenses; equipamentos, sistemas e instalações de alerta e prevenção simples e de baixo custo e canais de difusão para informações de alerta precoce sobre desastres naturais. 

Já o desafio Curitiba estimula a criação de soluções para incentivar e promover deslocamentos a pé e de bicicleta em Curitiba; para melhorar e fomentar a integração entre os modos ativos e o transporte público coletivo; para incentivar a adoção da mobilidade ativa em crianças e jovens; além do desenvolvimento de contagem de fluxo eficazes e viáveis e que envolvam a população na fiscalização e no mapeamento dos problemas encontrados em estruturas como calçadas, travessias e rotas dedicadas aos ciclistas. A proposta foi construída com apoio do Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima de Curitiba (PanClima). 

As equipes receberão durante o evento mentorias e poderão participar de workshops sobre ideação, prototipagem e pitch junto a um grupo de mentores de todo o país. As três finalistas de cada desafio serão pré-incubadas e serão acompanhadas pelo Impact Hub Curitiba e seus parceiros vão acompanhar os grupos vencedores dos desafios e juntos vão aprimorar as soluções para fazer efetivamente a diferença nas cidades. Terão ainda acesso gratuito ao coworking Impact Hub Curitiba, onde poderão trabalhar e desenvolver seus projetos e se conectar com outros empreendedores.

“As seis finalistas na edição local participam ainda da competição mundial. Os vencedores globais receberão prêmio em dinheiro para investir em seu projeto e suporte técnico contínuo”, explica o coordenador do Climathon. Mesmo que a solução não seja uma das seis finalistas, a ideia é dar visibilidade às ideias junto aos apoiadores do evento e atores do ecossistema de inovação do Estado. 

Foi o que aconteceu com a acadêmica de Arquitetura, Aline Serbake, que participou da 1ª edição, em 2019. “Minha equipe desenvolveu um aplicativo que ajuda a combater o sedentarismo, incentivando as pessoas a caminharem, por exemplo. Quanto mais o aplicativo for utilizado, mais descontos o usuário tem no comércio local. A ideia está sendo aprimorada e pretendemos executá-la em fevereiro de 2021”, conta.

A expectativa é de atrair 300 participantes na 2ª edição do evento. As equipes terão em média cinco participantes e não é necessário já ter um grupo formado. A inscrição pode ser feita até esta quinta-feira (12). 

O Climathon 

O Climathon é um evento global que ocorre simultaneamente em 145 cidades, em 56 países, envolve mais de 6 mil participantes e é um programa do EIT Climate-KIC, comunidade de inovação e conhecimento para uma economia zero carbono. O EIT Climate-KIc é uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, que tem o objetivo de mostrar que uma economia sustentável e descarbonizada não é apenas necessária para evitar mudanças climáticas, mas apresenta uma riqueza de oportunidades para negócios e a sociedade. 

Organizado pelo EIT Climate-KIC e pelo Impact Hub Curitiba, o evento conta com o apoio do ICE Inovação em Cidadania Empresarial, Ciclo Iguaçu Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, AIESEC, Engajamundo, Solution Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, Unicesumar, The Climate Reality Project Brasil, Verde Floresta Sustentabilidade e Negócios de Impacto, Clima Eleição, Giro Rua, Global Shapers Communiy Curitiba, Impacta Mundi, Bee Green, Steps, Climate Ventures e Governo do Estado do Paraná. 

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.