Cultura lança edital Trilhando pelo Paraná para espetáculos de circo-teatro

Edital é para espetáculos voltados ao público infantil. Serão dez selecionados para a circulação no Paraná, em 100 municípios com até 5 mil habitantes. Cada grupo deverá fazer duas apresentações em dez municípios

Companhias que se apresentam pelo Estado podem ser contempladas pelo edital Trilhando pelo Paraná, lançado Companhias que se apresentam pelo Estado podem ser contempladas pelo edital Trilhando pelo Paraná, que será lançado nesta sexta-feira (30) pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência-Geral da Cultura. O concurso público vai selecionar e premiar espetáculos voltados ao público infantil de companhias de circo-teatro ou pavilhão.

Serão selecionados dez espetáculos de circo-teatro ou pavilhão com 45 a 75 minutos de duração, que já tenham sido apresentados anteriormente, para a circulação no Paraná, em 100 municípios com até 5 mil habitantes.

Cada grupo deverá fazer duas apresentações em dez municípios, totalizando vinte apresentações. Após a circulação do espetáculo, cada companhia será premiada com R$ 30 mil, somando R$ 300 mil do Concurso Trilhando pelo Paraná.

O período de execução dos espetáculos está previsto para 2021, a ser definido e divulgado em resolução futura. Este prazo pode ser prorrogado. A decisão será tomada de acordo com o quadro da pandemia da Covid-19 e baseada nas recomendações da Secretaria de Estado da Saúde.

“Este edital reconhece o valor de artistas que literalmente vão aonde o povo está. Queremos fazer uma bela trajetória para o Trilhando pelo Paraná, dando a oportunidade de renda para trabalhadores e trabalhadoras. Será um momento em que a arte certamente será muito bem recebida por todos e todas nestes pequenos municípios”, diz a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

“Esperamos que, em breve, os efeitos da pandemia minimizem e possamos ter novamente a arte e a cultura em sua integridade”, enfatiza Luciana.

CRITÉRIOS
O edital é voltado a grupos ou companhias constituídos como pessoa jurídica, com sede no território paranaense há, no mínimo, 12 meses. Os selecionados serão responsáveis pela pré-produção, equipamentos de sonorização e iluminação que compõem o espetáculo.

Também são de responsabilidade dos selecionados outros serviços e produtos necessários à apresentação, além do transporte dos equipamentos e cenários, cachês, hospedagem e alimentação do artista/grupo.

INSCRIÇÕES
O período de inscrições vai das 9 horas de 30 de abril às 17h59 de 15 de junho de 2021 e as inscrições serão feitas de forma online por meio do sistema Sisprofice (link: www.sisprofice.pr.gov.br/sisprofice.php).

Os recursos para a execução deste edital são oriundos de convênio entre a União, por intermédio da Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC), e a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.