Café com música, filmes e literatura

Nesta quarta-feira (14), celebra-se o Dia Mundial do Café. Alguns historiadores afirmam que a origem do Café é a Etiópia, outros a Turquia ou Pérsia. O CORREIO preparou uma seleção especial

“Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge Maria que foi isto maquinista?”

Inicia assim o clássico poema de Manuel Bandeira (1886-1968). Representando o movimento de partida de um trem, esse texto percorre caminhos. O mais curioso é a presença da famosa bebida que não pode faltar na mesa do brasileiro. Virou até sinônimo de alimentação: “café da manhã”.

Nesta quarta-feira (14), celebra-se o Dia Mundial do Café. Alguns historiadores afirmam que a origem do Café é a Etiópia, outros a Turquia ou Pérsia. O fato é que foi descoberto por acaso. Um criador de ovelhas, vendo que os animais ficavam mais espertos quando comiam aquela frutinha vermelha resolveu experimentar. Pronto. No Brasil, o café chegou por volta de 1700, mas frutificou rápido. O Brasil continua sendo o maior produtor mundial e também o segundo mercado consumidor.

Essa bebida também é tema de filmes, séries, canções etc. Abaixo, uma seleção feita especialmente pelo CORREIO. Aprecie sem moderação, acompanhado de várias doses de café.

JARMUSCH
Em “Sobre Café e Cigarros” (2004), o diretor Jim Jarmusch reúne 11 curtas-metragens sobre diversos personagens que, bebendo café e fumando cigarros, discutem os mais variados temas. Tem Robert Benigni, Cate Blanchett, Bill Murray, Iggy Pop etc. É um verdadeiro clássico do cinema independente.

DOCUMENTÁRIO
“Black Coffee” (2007), de Irene Angelico, é um convite para compreender a história do café e sua influência política, social e econômica. O polêmico documentário canadense examina a história complicada do café e detalha sua influência política, social e econômica do passado para os dias recentes.

SEINFELD
Jerry Seinfeld entrou para a história da televisão norte-americana graças à série de humor sobre o nada “Seinfeld” (1989-1998). Mas, desde 2012, ele comanda um programa de entrevistas chamado “Comedians in Cars Getting Coffee”, disponível na Netflix. São conversas inusitadas feitas em carros antigos e com paradas em cafeterias e similares. Tem Jerry Lewis, Chris Rock, Mel Brooks, Barack Obama, entre outros.

MÚSICA
Na seara musical, a famosa bebida quente e forte ficou conhecida em canções como “Café Com Leite”, de Martinho da Vila e Zé Catimba; “Café”, na voz de Jorge Ben Jor; “Cup of Coffee”, do Garbage; “Café com Pão”, João Donato; “Black Coffee”, Ella Fitzgerald.

**********Texto: Cris Nascimento, especial para CORREIO

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.