Busto de Mahatma Gandhi é instalado no colégio que leva seu nome, em Guarapuava

Escultura do famoso líder pacifista indiano é obra de Jhonnathan Ferreira, artista que estudou na instituição e depois seguiu carreira no mundo artístico e na área da educação

Mahatma Gandhi está no colégio que leva seu nome em Guarapuava. Explica-se: na manhã desta sexta-feira (5 fevereiro), um busto em sua homenagem foi afixado no interior dessa tradicional instituição estadual.

Conhecido líder pacifista, Gandhi (1869-1948) é patrono do colégio e agora passa a contar com uma obra criada pelo artista plástico e escultor Jhonnathan Ferreira, que é egresso do colégio. “Era um jeito de devolver tudo aquilo que o colégio proporcionou para mim”, afirma o guarapuavano, em entrevista ao CORREIO.

Ferreira conta que viveu boa parte de sua vida escolar no Mahatma Gandhi, onde descobriu o caminho para se tornar professor de história e praticou sua arte. Aliás, a ideia do busto surgiu a partir de uma conversa com a então diretora da instituição, Edil Aparecida Espínola Amaral, em 2019.

“Foi uma junção de ideias: ela [Edil] precisava de uma obra diferente para a escola e eu, que estava começando a trabalhar com busto, propus a escultura do Mahatma Gandhi”, recorda o artista.

Naquele mesmo ano de 2019, ele pesquisou imagens do líder indiano, estudou a anatomia dessa etnia e moldou o busto, cujo material é formado por resina, malha de aço, fibra de vidro, malha de alumínio, entre outros. Aliás, o trabalho serviu como experimentação artística para o busto que seria feito mais tarde sobre o Capitão Rocha – hoje está em frente da Prefeitura de Guarapuava.

Apesar de pronta, a escultura de Gandhi teve de esperar dois anos para ser instalada no colégio. Ferreira explica que havia necessidade de construir uma base para afixar a peça e tal processo demandou tempo e investimento.

Mas, para felicidade dos guarapuavanos, o busto ganhou seu lugar na manhã desta sexta-feira. Segundo o artista, é o primeiro colégio estadual no Paraná a ter um busto de seu patrono.

Atual diretora do colégio e artista no espaço onde está instalado o busto de Gandhi (Foto: Samilli Penteado/Correio)

IDENTIDADE
Para a atual diretora do colégio Mahatma Gandhi, Daniella Cristine Santos, a existência de um busto como esse é importante para marcar e efetivar a identidade da instituição, pois destaca seu patrono à comunidade escolar. “O Mahatma tem toda a sua importância histórica e cultural”.

Inclusive, ela conta que todos no colégio ficaram emocionados com o trabalho excepcional de Jhonnathan, que é ex-aluno. Fundado em 1966, o colégio Mahatma plantou sementes e “hoje estamos colhendo esses frutos”, finaliza a diretora.

INAUGURAÇÃO
Após a instalação do busto, a atual diretoria do colégio Mahatma Gandhi pretende fazer um evento de inauguração da obra. Mas isso ainda não tem data para ocorrer, pois precisa também de uma autorização do Núcleo Regional de Educação.

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.