Bibliotecas da Unicentro investem em resenhas de livros literários

Recentemente, a equipe do setor no campus Santa Cruz deu início a uma série de postagens no Instagram com indicações de livros que a biblioteca da universidade possui em acervo

Resenhas literárias são a nova aposta das bibliotecas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) para buscarem uma aproximação com seus usuários.

Recentemente, a equipe do setor no campus Santa Cruz deu início a uma série de postagens no Instagram com indicações de livros que a biblioteca da universidade possui em acervo.

“A ideia vem na esteira do pensamento de que, justamente, nós precisamos ter mais contato e proximidade com a comunidade acadêmica, porque agora ela está fisicamente distante. Acho que é bem interessante este formato que permite que a gente se conecte mesmo estando longe”, comenta o diretor-geral da Rede de Bibliotecas da Unicentro, Fabiano Jucá.

Além dele, que supervisiona o projeto de indicações literárias, seis estagiários da biblioteca da Unicentro estão envolvidos na produção de textos e fotos para as postagens no Instagram. A primeira publicação foi da estagiária Jéssica Wu, que indicou o livro “Os ratos do novo mundo”, da autora Julia Zanelato.

“Mia vive numa época após os Tempos de Caos e Sangue, quando ocorreu uma revolta popular tão grande que deixou milhões de mortos. O governo fora substituído por um sistema ditatorial, durando por gerações e gerações, controladas por meio da censura cultural, dos centros de correção comportamental e da alienação. As pessoas simplesmente estavam satisfeitas com a vida monótona que levavam, presas numa redoma que trazia, supostamente, todos os subsídios que necessitavam para viver. Mas Mia não pensa assim. Ela sente que é diferente e quer liberdade. E lutará por isso. Nessa narrativa de Julia Zanelato, escritora brasileira oriunda de São Paulo, mergulhamos numa ficção científica que traz uma metáfora da sociedade contemporânea. A leitura é fluída e prazerosa, nos instigando a entender como a repressão intensa pode afetar seres pensantes. Siga os ratos e prepare-se para lutar pela sonhada liberdade!”, conta a estudante num trecho da resenha que escreveu.

Primeira publicação foi da estagiária Jéssica Wu, que indicou o livro “Os ratos do novo mundo” (Foto: Ilustrativa)

POSTS
As indicações literárias estão sendo postadas todas as segundas e quintas-feiras à noite no Instagram da Rede de Bibliotecas da Unicentro – o perfil é o @bibliotecasunicentro.

Outro objetivo do projeto é trabalhar com as obras literárias da lista cobrada no Vestibular e no PAC da universidade. Isso, na opinião de Jéssica, pode contribuir para a ampliação do público-alvo da série de resenhas. “Espero que essas indicações literárias façam com que a gente chame a atenção do nosso público-alvo, que são os estudantes da universidade, além dos candidatos que futuramente se tornarão nossos universitários, com o Vestibular e com o PAC”, diz.

TROLLENDO
Paralelo a isso, a ideia da equipe da biblioteca é, também, auxiliar na divulgação do canal Trollendo no YouTube, um projeto de extensão coordenado pela professora Nincia Teixeira, que tem vídeos sobre as obras literárias do Vestibular e outras dicas de redação e de língua portuguesa.

De acordo com o diretor Fabiano, com a série de postagens da Biblioteca da Unicentro, a equipe busca uma posição mais ativa nas redes sociais, com conteúdo informativo e interativo sendo disponibilizado para o público. “A ideia é não parar nisso, a gente vai tentar criar conteúdos que sejam interativos, sempre, é claro, dentro da proposta de temas que sejam acadêmicos e que sejam pertinentes a questões da ciência, da universidade, da Unicentro em si”, finaliza.

ATENDIMENTO
Segundo informações oficiais, as bibliotecas dos campi Santa Cruz e Cedeteg estão atendendo à comunidade acadêmica.

O atendimento é obrigatoriamente via guichê, com uso de máscara também obrigatório para atendentes e usuários. O usuário pode pesquisar a classificação dos livros desejados no site https://unicentro.phlnet.com.br/.

Na biblioteca Santa Cruz, o horário é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“No Cedeteg temos menos pessoas trabalhando no momento, em atividades internas, então recomendamos avisar quando precisar de atendimento, pelo whatsapp: 42-3629-8113. Horário: 08h às 11h / 13h às 17h”, diz a publicação no Instagram oficial das bibliotecas.

Já na biblioteca do campus Irati não há atendimento ao público ainda, pois está em processo de mudança de prédio, de modo que o acervo ainda não está em seu devido lugar. “Avisaremos quando a biblioteca estiver pronta para recebê-los”, finaliza o post.

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.