Banda Sinfônica Municipal de Pinhão completa 20 anos de existência

Segundo o maestro, o auge foi em 2005, quando a BSMP participou do Campeonato Nacional de Bandas, em Brasília (DF)

A Banda Sinfônica Municipal de Pinhão (BSMP) completou 20 anos de história, no último dia 3 de abril. “20 anos de muito trabalho, 20 anos de muitas conquistas, 20 anos de muitas amizades”, diz postagem da entidade nas redes sociais.

Em vídeo, o maestro Rodrigo Correa Santos explica que o projeto iniciou com 25 componentes em 3 de abril de 2001. “As nossas apresentações começaram a surgir. A banda começou a ser conhecida. A banda começou a participar de eventos”, destacando um campeonato em Curitiba promovido pela União Cívica Feminina. “Nós conquistamos o 1º lugar”.

Após essa conquista, a Banda Sinfônica Municipal de Pinhão passou a ser mais conhecida, ultrapassando as fronteiras do pequeno município paranaense de 32 mil habitantes (conforme estimativa do IBGE em 2020) com apresentações em outras cidades.

Segundo o maestro, o auge foi em 2005, quando a BSMP participou do Campeonato Nacional de Bandas, em Brasília (DF). “Conquistando assim o título nacional”. Em seguida, a banda mudou de sede em Pinhão (a 48 km de Guarapuava), ocupando a região central dessa cidade, onde está até hoje.

“A banda passou a participar de vários eventos e campeonatos”, citando as competições do Sul-Brasileiro, Paranaense, Nacional… e conquistando diversos prêmios. Segundo ele, isso fez com que o projeto crescesse cada vez mais.

Em vídeo, maestro resumiu a história do projeto musical criado no ano de 2001 (Foto: Reprodução)

Nesse sentido, o maestro destaca que o aniversário de duas décadas marca uma história de glórias e de cultura para o município do Pinhão. “Queremos continuar muito mais”, agradecendo a todos que fizeram parte da banda e aos atuais músicos; e também aos prefeitos que passaram nesses 20 anos, em especial à administração municipal de hoje.

O vídeo termina com uma apresentação virtual da banda, sob regência do maestro Rodrigo. Claro que a música só podia ser o “Parabéns pra você”.

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.