Guarapuava registra geada e temperatura negativa nesta sexta-feira (3)

“Amanhecer bastante gelado em muitas cidades do Paraná. Hoje [sexta-feira], o frio foi bem mais rigoroso no centro-sul do Estado, mas também tivemos temperaturas baixas registradas nas demais regiões”

Sexta-feira (3 julho) mais do que gelada em Guarapuava. O município entrou numa gelada, ou melhor, geada. Afinal, o amanhecer foi de temperatura negativa e de paisagem “branca” em locais com vegetação.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os termômetros começaram a cair por volta de 20h de quinta-feira (2), quando o marcador estava em 5º C no maior município do terceiro planalto paranaense. Depois, foi a 4º C entre 22h e 23h.

À zero hora de sexta, Guarapuava já registrava 1º C, que em seguida oscilou para 2º C (uma da manhã) e voltou a 1º C (duas da manhã). Mas o negócio esfriou mesmo a partir de três da manhã, com zero grau.

Por volta de 5h, o Simepar já registrava a temperatura negativa de 1º C, que se repetiu às 7h. E, às 8h, os termômetros foram a 0º C. Em geral, a manhã continua bem gelada, com 2º C em média; mas o sol saiu logo cedo, derretendo o gelo que cobria a grama na região urbana de Guarapuava.

A reportagem do CORREIO conseguiu registrar esse lado “branquinho” da vegetação por volta de 8h30 desta sexta.

“Amanhecer bastante gelado em muitas cidades do Paraná. Hoje [sexta-feira], o frio foi bem mais rigoroso no centro-sul do Estado, mas também tivemos temperaturas baixas registradas nas demais regiões e destaque para os valores negativos em alguns municípios. Em Palmas fez -3,0° C e -1,8° C (distrito de Horizonte), já em General Carneiro a temperatura chegou aos -2,6° C”, disse o meteorologista Lizandro Jacóbsen, no site do Simepar.

Região do bairro Bonsucesso, na manhã desta sexta-feira (Foto: Cristiano Martinez/Correio)

FDS
Para o fim de semana, o Simepar prevê mais frio em todo o Estado. “Ainda amanhecer com baixas temperaturas sobre o Estado, mas ao longo do dia as temperaturas se elevam um pouco mais e a tarde fica mais aquecida que no dia anterior. O centro da massa de ar estável se desloca sobre o oceano, na costa do Sul do Brasil. Mais um dia de tempo estável, sem chuva”, em informação no site do instituto.

Em relação à ocorrência de geadas, o sábado (4) apresenta condições favoráveis para formação desse fenômeno em grande parte das regiões paranaenses. “Fica mais frio no Centro-Sul, porém ainda pode ter geada também em municípios dos Campos Gerais e do Sudoeste”, avalia o Simepar.

E, no domingo (5), o frio perde intensidade e diminui bastante o risco de formar geada no Paraná.

Em Guarapuava, a previsão é de 3º C (mínima) e 19º C (máxima), no sábado; e o domingo deve ser de temperaturas entre 12º C (mínima) e 22º C (máxima), com céu claro e probabilidade de ocorrência de chuva na casa dos 10%.