Em tempos de pandemia, vacinação é um cuidado que precisa estar atualizado

A campanha “Vacinação em dia, mesmo na pandemia” é uma iniciativa da SBIm, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

Com quatro mortes por Covid-19 e o número de confirmados para a doença ainda em ascensão – conforme boletim de quarta-feira (29) -, a população de Guarapuava tem ficado alerta com as formas de evitar a disseminação do coronavírus. Porém, há outro cuidado que precisa ser redobrado neste momento: a vacinação.

A campanha “Vacinação em dia, mesmo na pandemia” é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O objetivo é alertar para os riscos de interromper o calendário de vacinação por causa do novo coronavírus.

De acordo com a SBIm, no curto, médio e longo prazo, negligenciar os cuidados com a imunização pode levar ao aumento de doenças imunopreveníveis e ao retorno daquelas que já foram eliminadas ou controladas, acarretando consequências ainda mais graves do que as causadas pela Covid-19.

Dentre os males que podem ser contidos com vacina estão duas doenças transmitidas por bactérias: a meningite e a pneumonia.

Apesar de atingir pessoas de todas as faixas etárias, no Brasil os casos mais notificados de meningite estão entre crianças de até 5 anos de idade, que, se contaminadas, ficam suscetíveis à graves sequelas que carregarão pelo o resto da vida. Já a pneumonia pode ser fatal para as pessoas com mais de 65 anos. Enquanto a meningite inflama as membranas que revestem o cérebro e a medula, a pneumonia ataca os pulmões.

De acordo com a SBIm a melhor forma de se prevenir é a vacinação. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, as vacinas são seguras e não aumentam o risco para Covid-19.

EM CASA
Devido ao distanciamento social e ao confinamento impostos pela pandemia, uma maneira de evitar as aglomerações e se vacinar de forma segura é optar pelo atendimento domiciliar oferecido por clínicas particulares.

A recém-inaugurada, em Guarapuava, Imuniza Vacinas é a única empresa que presta esse serviço na cidade, no momento. Sem sair de casa é possível se proteger contra a meningite, a pneumonia e demais doenças que podem desencadear sérios problemas de saúde pública.

Para mais informações sobre os serviços da Imuniza, entre em contato pelo Whatsapp (42) 9 8873-7706.

SERVIÇO
O quê: Serviço de vacinação em domicílio

Quando: Mediante agendamento

Quem: Imuniza Vacinas – Rua Vicente Machado 1100, na quadra do hospital São Vicente, Guarapuava (PR)

Mais informações: (42) 9 8873 – 7706 | Facebook e Instagram: @imunizavacinas