Diretor diz que Unicentro teve resultados expressivos no Enade

Em 2019, o ciclo avaliativo foi voltado para os formandos dos cursos das áreas de Agrárias, Engenharias e Saúde. Da Unicentro, 11 cursos foram avaliados. A nota Enade 5 colocou o curso de Agronomia como o melhor do Paraná e como o quinto melhor do Brasil

Mais uma vez, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) se destaca no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Segundo o diretor de avaliação da universidade, Angelo Marafon, esse exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a qualidade dos cursos ofertados pelas diferentes instituições de ensino superior brasileiras. “É uma prova aplicada aos alunos do último ano dos cursos de graduação. É uma medida de qualidade importante, mede os conhecimentos de formação geral e conhecimentos específicos dos acadêmicos de último ano”.

Em 2019, o ciclo avaliativo foi voltado para os formandos dos cursos das áreas de Agrárias, Engenharias e Saúde. Da Unicentro, 11 cursos foram avaliados. Desses, Nutrição e Engenharia de Alimentos, ofertados no campus Cedeteg, em Guarapuava, receberam o conceito 3. Os cursos de Engenharia Florestal, Fonoaudiologia e Engenharia Ambiental, lotados em Irati; e Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem, de Guarapuava, obtiveram o conceito 4. Agronomia, Medicina Veterinária e Educação Física Bacharelado, também ofertados no campus Cedeteg de Guarapuava, receberam conceito 5, que é a nota máxima da avaliação.

“Nós tivermos resultados muito expressivos, resultados excelentes em todos os cursos, haja vista a gama de cursos no país, hoje nós temos mais de 35 mil cursos no Brasil. Os cursos da Unicentro mais uma vez provaram a qualidade da oferta do ensino que nós temos aqui”, comemora Angelo.

AGRONOMIA
A nota Enade 5 colocou o curso de Agronomia como o melhor do Paraná e como o quinto melhor do Brasil. “Temos professores que coordenam programas e projetos de extensão, o que possibilita aos alunos o contato direto com a comunidade. Os estágios supervisionados também são excelentes oportunidades para os nossos alunos terem a chance de vivenciar a ligação das experiências na universidade com as empresas do agronegócio e diretamente no campo. Temos também o grupo Pet Agronomia, que desenvolve muitas ações com os nossos acadêmicos e com comunidade e, além disso, muitos dos projetos de pesquisa e extensão permitem aprimorar as estruturas da Unicentro, refletindo diretamente no ensino aos alunos de graduação do curso de Agronomia”, avalia o chefe do Departamento de Agronomia, professor Luiz Henrique Vidal.

Ele também aponta que o curso conta com professores que coordenam programas e projetos de extensão, estágios supervisionados com excelentes oportunidades para os alunos, grupo Pet Agronomia, laboratórios básicos, área experimental no campus Cedeteg e a Fazenda Escola em parceria com o IAP.

Nota Enade 5 colocou o curso de Agronomia como o melhor do Paraná (Foto: Ilustrativa/Unicentro)

CURSOS
A professora Liane Ziliotto, chefe do Departamento de Medicina Veterinária, também celebrou a conquista do conceito 5 na avaliação. Esse resultado coloca o curso da Unicentro em terceiro lugar, entre os 51 cursos avaliados na região sul do país. “Todos nós ficamos muito contentes com a nota recebida, principalmente neste momento que nós passamos. Hoje, todas as instituições de ensino públicas têm sido muito criticadas e muito pouco valorizadas, então, para nós, ter recebido a nota foi muito interessante”.

Entre os 39 cursos de Educação Física Bacharelado do Paraná que passaram pela avaliação, o da Unicentro foi considerado o segundo melhor. O conceito 5 no Enade, como destaca o chefe do Departamento, Bruno Portela, é fruto do trabalho coletivo de professores e acadêmicos. “Nós somos um departamento que tem uma preocupação muito grande em tentar cuidar do nosso curso de graduação e tentar ministrar sempre com a nossa melhor capacidade as nossas aulas, cuidar dos nossos alunos, fornecer a possibilidade de projeto de extensão e projetos de iniciação científica”.

REITOR
Essa nova conquista da Unicentro também foi celebrada pelo reitor da universidade, professor Fábio Hernandes. Ele destaca que os bons resultados refletem e reafirmam a qualidade do ensino ofertado pela nossa universidade.

“Isso comprova o trabalho sério que os departamentos, que os professores, que os estudantes, que a Unicentro têm desenvolvido nos últimos anos. Então, é com muita alegria que recebemos essas notas. Fica aqui nosso agradecimento a toda comunidade da universidade, principalmente aos estudantes e professores envolvidos com os cursos que foram avaliados em 2019 e que obtiveram essa excelente avaliação”.

error: O conteúdo é de exclusividade do Correio do Cidadão.